SUSTENTABILIDADE

Nexa incentiva plantio sem agrotóxicos

01/12/2020

Por meio do projeto Mãos que Germinam, a Nexa oferece orientação técnica agrícola com uma consultoria especializada para o melhor desempenho da plantação e capacitação dos agricultores. Em 2020, a companhia implementou o produto biológico denominado Tracer na horta comunitária da Associação Fazendinha, que produz verduras 100% sustentáveis, sem a utilização de agrotóxicos, no município de Três Marias (MG).

A novidade possibilita a produção de alface no verão, já que existem diversas dificuldades de manter o plantio da verdura nos períodos mais quentes. “Entre os meses de setembro e março, é comum que apareça a doença ‘vira-cabeça’ nos pés de alface. Essas pragas perfuram os tecidos vegetais e sugam o conteúdo das células, impossibilitando o crescimento e desenvolvimento desta cultura”, comenta Nolberto Sampaio Neto, técnico agrícola. 

Segundo a Associação Fazendinha, alface é o vegetal mais procurado no mercado e na horta comunitária. “Com essa nova solução, os agricultores conseguiram aumentar em 40% a produção das estufas, totalizando mais de 1.300m2 de área plantada. Neste cenário de retomada da economia, o aumento produtivo da horta pode melhorar e incrementar a renda das famílias que participam do projeto”, afirma Ricardo Nader, Coordenador de Gestão Social da Nexa. Os agricultores da associação realizam a venda de legumes e folhosos para empresas e pessoas interessadas. A horta está localizada na Avenida Travessia, s/n, Bairro Parque Diadorim, no município mineiro.