Nexa incentiva reciclagem de óleo

29/05/2021
Para não descartar o produto incorretamente, o óleo é transformado em sabão em formato de barra. 

A escola Municipal Maria Luiza do Nascimento Silva e a Escola Estadual São Francisco de Assis, ambas de Aripuanã (MT), desenvolvem projeto sustentável por meio de uma campanha de coleta de óleo de cozinha usado. Para não descartar o produto incorretamente, o óleo é transformado em sabão líquido em formato de barra. 

A ideia dos projetos nasceu durante as Oficinas de Construção de Projetos de Sustentabilidade de Baixo Custo, que compõem o escopo de atividades do Programa de Educação Ambiental da Nexa, realizado em parceria técnica com a Pacto das Águas. O coordenador técnico de Projetos na Pacto das Águas, Emerson de Oliveira, diz que a ação desperta a conscientização ambiental frente ao desafio dos resíduos gerados pela população em geral. "Os projetos oferecem uma solução ambiental e proporcionam uma opção de renda às famílias que estão passando por dificuldades na pandemia. Outro aspecto é o apoio na higienização de suas moradias com a oferta de um produto de alto custo. Desejamos que os alunos possam replicar essa prática. O resultado não é apenas no campo ambiental, mas também nas questões econômicas, gerando oportunidades às famílias em situação de vulnerabilidade social", observa.

Rodrigo Fonseca, Gerente Geral de Mineração do Projeto Aripuanã, afirma que iniciativas como esta são exemplos de que a Nexa tem caminhado ao lado da comunidade local na construção de legados socioambientais. "Parabenizamos todos os alunos, professores, técnicos e demais envolvidos pelo exemplo de consciência ambiental e compromisso com a sustentabilidade. Estamos preparados para o futuro e seguimos focados na construção de uma mineração mais inovadora e sustentável", finaliza.