Nexa transforma resíduos orgânicos em adubo

02/08/2021
Cerca de 200 kg por dia de restos de alimentos são processados em diversas etapas para produzir o composto natural.

A Nexa está desenvolvendo projeto para transformar resíduos orgânicos em adubo para plantas por meio do aproveitamento de cascas de legumes, frutas, ovos e outros alimentos durante o processo. A reutilização das sobras de alimentos do refeitório e do alojamento Construcap, também resultou em ganhos ambientais. Cerca de 200 kg por dia de restos de alimentos são processados em diversas etapas para produzir o composto natural. Primeiro, os materiais são armazenados em local apropriado, instalado no canteiro de obras, para evitar contaminação. Posteriormente acontece a pesagem e o transporte até a área de compostagem.

A técnica de meio ambiente da Construcap, Xirlens Castro de Sales, comentou que a iniciativa surgiu com o crescimento de resíduos orgânicos gerados no projeto. Na compostagem, segundo Xirlens, são utilizados apenas três produtos: pó de serragem, cal e um tipo de substrato orgânico (turfa). Em seguida, estes produtos são adicionados com os resíduos orgânicos em uma betoneira por 30 minutos. A próxima etapa é o processo de secagem, cujo prazo é de 8 a 15 dias para a finalização e produção dos adubos. “A iniciativa é bastante gratificante e nos enche de orgulho, pois fazendo a compostagem estamos evitando que os resíduos sejam encaminhados para os aterros sanitários. Além de diminuir o volume de resíduos, a prática também pode ser feita dentro de casa", afirma a técnica de meio ambiente, que dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por cinco pessoas envolvidas no processo.

O coordenador de Gestão Social da Nexa do Projeto Aripuanã, Marcelo Patarro, pontuou que a ação é fundamental para a questão educativa, pois ajuda a conscientizar sobre os impactos ambientais e consumo consciente. "Buscamos incorporar ao Projeto Aripuanã uma visão de sustentabilidade em todos os processos. Dessa forma, buscamos somar esforços em prol do meio ambiente, em conformidade com as melhores práticas de gestão ambiental adotadas pela empresa".