QUESTÕES AMBIENTAIS

Nordea retira JBS de investimentos

03/08/2020

A gestora de investimentos finlandesa Nordea Asset Management retirou a JBS de sua carteira de investimentos, ao alegar questões ambientais. O Comitê de Investimentos Responsáveis da companhia entendeu que não estava vendo resposta no que eles procuravam. 

Eric Perdensen, chefe de Investimentos Responsáveis da Nordea disse: “Não foi pensando só no risco de desmatamento na cadeia de suprimentos da JBS, mas também na saúde e segurança de funcionários em relação à COVID-19”. O executivo citou ainda a evolução do tratamento dado às denúncias de corrupção. O valor de mercado da JBS na B3 é de quase R$ 60 bilhões. 

Pedersen elogiou o plano de sustentabilidade de outro frigorífico brasileiro, a Marfrig, para os próximos cinco e dez anos. “Ali temos um diálogo e estamos satisfeitos com as iniciativas do grupo”. A Nordea pertence a um grupo de 29 investidores que gerencia US$ 3,7 trilhões em ativos e, em junho, enviou uma carta as embaixadas brasileiras de oito países, mostrando-se preocupada com os índices do desmatamento e as incertezas para continuar a investir no Brasil. 

A JBS disse não comentar decisões de investidores, mas lamenta não ter chances para apresentar de forma direta suas ações e medidas comprovando seu comprometimento com a sustentabilidade das suas operações. “Estamos comprometidos com a erradicação do desmatamento em toda a cadeia de fornecimento e fomos uma das primeiras empresas a investir em políticas e tecnologia para conter o desmatamento na Amazônia”, disse a JBS em nota. 

Em relação à COVID-19, a JBS afirma manter esforços para garantir o abastecimento e a produção de alimentos, além de adotar medidas para prevenção e segurança de seus colaboradores em suas unidades. As medidas implementadas seguem orientações de especialistas e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein.