VALE

Nova empresa oferece soluções de baixo GEE

20/07/2020

 A Vale chegou a uma acordo não-vinculativo com a Kobe Steel, Ltd e Mitsui & Co., Ltd. para a criação de uma nova empresa – a NewVen, voltada ao fornecimento de soluções metálicas e siderúrgicas de baixo GEE para a indústria siderúrgica. Um período de avaliação já foi iniciado para aprofundar a colaboração e estimar a demanda do mercado pelas várias soluções existentes e novas para a produção de aço antes de um acordo final para a criação da NewVen.

A Vale informa que as metas declaradas de emissões de escopo 1 e 2 para 2030 demonstram o compromisso da mineradora com o Acordo de Paris, alinhado ao pilar estratégico da companhia (Novo Pacto com a Sociedade) e o objetivo de melhorar o valor da Vale para a sociedade. A produção de aço, parte do escopo 3 da Vale, embora essencial para a vida cotidiana das pessoas, gera emissões consideráveis de CO2. 

A Vale diz estar comprometida em contribuir com seus clientes siderúrgicos nesse desafio de reduzir a pegada de carbono. A NewVen utilizará tecnologias de produção de ferro de baixo CO2 existentes e novas, como a Tecnologia Tecnored® e o Processo Midrex®. 

A Tecnored é uma subsidiária 100% da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferro-gusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa, gás de síntese e hidrogênio, com menor emissão de CO2 que os processos tradicionais de fabricação de ferro gusa, como o carvão e o coque. Através do uso da biomassa, a Vale acredita que o caminho para a neutralidade econômica de carbono pode ser alcançado a médio prazo. Já a Midrex Technologies, Inc., subsidiária 100% da Kobe Steel, desenvolve tecnologia de redução direta de produção de ferro (DRI). A cada ano, as plantas Midrex produzem mais de 60% da produção global de DRI e mais de 80% do DRI produzido em tecnologias de shaft furnace. Como usa gás natural e hidrogênio como redutor no processo, seu nível de emissão de CO2 é muito inferior comparado a um alto-forno.