Nova unidade do programa so+ma

05/06/2021
O programa visa incentivar consumidores a mudar os hábitos e aprender a dar destino correto aos resíduos.

Empresa especializada em envase e embalagens cartonadas, a SIG abre no Dia Mundial do Meio Ambiente mais uma unidade da Casa so+ma, em Curitiba (PR). A primeira unidade aberta em 2019 funciona como um local onde as pessoas podem praticar a economia circular, levam seus resíduos recicláveis, que são pesados e transformados em pontos acumulados no programa so+ma Vantagens. 

O programa visa incentivar consumidores a mudar os hábitos e aprender a dar destino correto aos resíduos. Com isto, a SIG espera que aumentem os índices de reciclagem nas regiões em que a casa atua. Os pontos acumulados podem ser trocados por diferentes tipos de recompensa, como cursos de aprimoramento profissional (fotografia, artesanato, negócios, culinária e moda), desconto em lojas e também por produtos SIG. “Com essa iniciativa, inicialmente em Curitiba, nosso desejo é ampliar os índices de reciclagem de embalagens no Brasil. E sabemos que isso só será possível se mudarmos o comportamento das pessoas”, comenta Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul. 

O investimento da SIG viabilizou a construção de toda a infraestrutura necessária para incubar a cooperativa, envolver a comunidade e adquirir as recompensas para as trocas do programa. Com as 6.800 entregas de material nesses últimos dois anos pelas mais de 600 famílias cadastradas, foi possível reciclar mais de 205 toneladas de resíduos e 12.500 trocas de recompensas foram feitas, além de economizar quase 1 bilhão de kWh de energia, o suficiente para abastecer 115 mil residências por dia; 2 milhões de litros água que garantem o abastecimento de 10.600 pessoas; 1.300 milhões de litros de água deixaram de ser contaminados, 384 árvores deixaram de ser reflorestadas e cerca de 245 mil pessoas tiveram o CO2 emitido compensado. A expectativa é que até o final do ano mais uma unidade seja inaugurada.