BRK AMBIENTAL

Obra de ETA em Sumaré avança

10/09/2019
A BRK Ambiental avançou a obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, no Parque Itália, em Sumaré (SP), em 65%. A segunda fase já conta com avanço de 95%, e inclui a modernização de quatro unidades de filtração; modernização dos floculadores e decantadores do Sistema Convencional; modernização dos decantadores do Sistema Manto de Lodo; implantação de um novo sistema de dosagem de polímero e modernização do sistema elétrico da ETA. A expectativa é concluir a obra no segundo semestre de 2020. 
 
Com investimentos de R$ 18 milhões, o projeto tem como objetivo ampliar a capacidade de tratamento da ETA, ação que já foi possível com as etapas já realizadas na estação e também na captação de água bruta do rio Atibaia, a última delas no final do mês de julho. “Com a obra vamos garantir o abastecimento regular de água à população e permitir o crescimento sustentável do município ao ampliarmos a capacidade de tratamento da ETA II de 600 l/s para 750 l/s. Teremos mais oferta de água tratada e de qualidade disponível para a população”, destaca o gerente de operações da unidade, Cleber Salvi. 
 
A companhia já concluiu a instalação das novas lamelas e toda a reforma dos decantadores do Sistema Manto de Lodo, que garante a adequada operação da unidade de tratamento. Além disso, foram implantadas novas tubulações de drenagem para os decantadores, o que possibilitará um aumento na eficiência operacional e produtividade dos equipamentos. Também foi finalizada a reforma da estrutura civil das galerias de tubulações dos filtros, responsáveis por todas as manobras de operação que permitem que os filtros desempenhem a sua função adequadamente.
 
A terceira fase é prevista para começar em outubro e engloba a implantação de um sistema de geração e dosagem de hipoclorito e modernização e ampliação dos sistemas de dosagens de produtos utilizados no tratamento de água, além de novas instalações elétricas e de automação da estação de tratamento de água.