POLLUTEC

A oportunidade nasce da crise

29/04/2015

por Yves Besse*

Crise hídrica, crise política, econômica, ética, crise de governança. Sabe o que todas essas crises têm em comum? Oportunidade. Oferecem a oportunidade para mudar, corrigir rumos, crescer, amadurecer, enfim, para evoluir. Este é o momento de apostar no Brasil.

A Pollutec, a maior feira ambiental da Europa (com mais de 60 mil visitantes e mais de 2300 expositores, entre empresas, instituições e governos) está apostando e tem todas as chances de sair ganhando. Depois de 40 anos de sucesso na França, 10 anos na Argélia e 7 no Marrocos, decidiu vir para o Brasil e, a despeito das nossas crises, colocar o saneamento ambiental em pauta de uma forma ampla.

Em abril do ano que vem, a Pollutec estreia no continente americano com uma grande feira no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center em São Paulo, na qual tratará dos principais temas verticais e transversais ao meio ambiente. Cabe nessa pauta os temas tradicionalmente críticos - água , esgoto , resíduos e ar -, emergentes - como energias renováveis, gestão eficiência e produtividade operacional - e os mais arrojados, tais como, a sustentabilidade de cidades, inovação em produtos e de serviços.

Na verdade, a Pollutec Brasil vem para atender a demandas levantadas pelas crises. Entre elas, a discussão de tecnologias de ponta, modelos de gestão e de governança mais modernos. É o fórum apropriada para os governos apresentarem seus programas e as empresas discutirem soluções. Será o momento também de empresas estrangeiras nos apresentarem seus produtos e soluções e, ao mesmo tempo, conhecerem os nossos, de modo que possamos estabelecer parcerias para desenvolver negócios tanto no Brasil como em outros países.

A meta da Pollutec Brasil é promover o encontro entre empresas, governos e organizações não governamentais e estimular um debate produtivo, capaz de motivar o desenvolvimento social e humano, o desenvolvimento ambiental sustentável de longo prazo e gerar negócios para a indústria. Ao apresentar conteúdos adequados para cada atividade relativa ao meio ambiente, a Pollutec Brasil nos permitirá avançar, encurtando a nossa curva de aprendizado para chegarmos, ao fim, ao nível das empresas e governos dos países desenvolvidos. Em 2016, o Brasil terá a chance de tornar-se uma liderança ambiental do continente, incentivando outros países a segui-lo.

*Yves Besse é presidente do conselho consultivo da Pollutec Brasil e diretor da MS&B Engenharia , Consultoria e Tecnologia.