BIOMASSA

Parceria viabiliza usina no interior de SP

16/03/2020
O Grupo IBS Energy assinou parceria com a chinesa Powerchina, por meio da SEPCO1, empresa do grupo, para a instalação da Termelétrica Cidade do Livro, localizada em Lençóis Paulista (SP). O investimento na instalação da usina será de R$ 600 milhões. A unidade terá 121.000 m² destinados à Usina e 20.000 hectares destinados à operação, em geral, da biomassa; preponderantemente, florestas plantadas de eucalipto. 
 
Serão gerados um total de 2 mil empregos, entre indústria e abastecimento de biomassa, desde o período de instalação do canteiro de obras até a operação, por um período de 30 anos. 
 
Para o CEO do Grupo IBS Energy, Antonio Bento, a parceria com o grupo asiático leva o projeto a outro nível de tecnologias em geração de biomassa com maior eficiência na produtividade e diferenciais competitivos para o negócio. 
 
O projeto prevê uma solução inovadora e pioneira no Brasil, com queima direta de biomassa em caldeira a vapor tipo leito fluidizado, gerando 250 t/h de vapor, a 515 graus Celsius e 82 bar de pressão. Serão dois geradores de 40 MW cada. A Termelétrica Cidade do Livro S/A entregará energia limpa, renovável, sustentável e certificada equivalente para suprir eletricidade a 130.000 residências da região onde será localizada. O início das obras está previsto para julho de 2020.