Parque Estadual Dois Irmãos será revitalizado

16/08/2022
O parque tem área de 200 mil m² e o projeto contempla, após a reforma, edifícios administrativos e operacionais, trilhas, açudes, e mata.

O Parque Estadual Dois Irmãos, de Recife, passará em breve por um projeto de revitalização e melhorias com o objetivo de propiciar o bem-estar da fauna e da flora do local, tida como uma zona de conservação da Mata Atlântica em plena capital pernambucana. Além de receber os visitantes, o parque quer integrá-los à natureza, além de realizar diversos eventos importantes para a comunidade, como palestras, oficinas, colônia de férias, shows, exposições e muito mais. 

Para isto, em 7 de junho foi lançado o edital que confere concessão do parque à iniciativa privada, com investimento previsto de R$ 649 milhões para gestão, manutenção, desenvolvimento, modernização, conservação, entre outras atribuições referentes aos cuidados com o Dois Irmãos. Para tanto, a Plantar Ideias, o escritório paulistano de arquitetura, design, urbanismo e paisagismo contratado pelo BNDES, já apresentou um projeto de melhorias que engloba todas as vertentes e potencialidades da região. Com a experiência de capitanear os projetos de revitalização do Parque do Ibirapuera (SP), a Plantar é comandada pelos arquitetos e sócios-diretores Felipe Stracci e Luciana Pitombo. A dupla promoveu o estudo solicitado a partir de uma ampla análise de estruturação e viabilidade para atender às demandas técnicas, ambientais e sociais, aliadas à uma estrutura de plano de negócios e o desenho urbano e paisagístico que serão necessários para transformar o Zoológico Dois Irmãos no primeiro Bioparque do Nordeste concedido para gestão da iniciativa privada. “O projeto contou com a participação dos técnicos do Zoo, membros dos órgãos de Patrimônio Histórico de Pernambuco, entidades ligadas à pesquisa e conservação ambiental. Sem dúvidas, trata-se de uma revitalização completa e de grande complexidade”, explica Felipe Stracci, que esteve recentemente em Recife para apresentar toda concepção do novo Parque Dois Irmãos para futuros interessados

O parque tem área de 200 mil m² e o projeto contempla, após a reforma, edifícios administrativos e operacionais, trilhas, açudes, a mata e muito mais, sendo dividida em três zonas de uso: Eco parque, Parque Natural e Bioparque.O conceito vem se fortalecendo no mundo todo, onde o trato animal busca entregar um ambiente mais amplo, saudável e que mimetize o bioma original do animal, enriquecendo a experiência de vista e observação dos visitantes”, detalha Stracci. Um exemplo desse modelo ecológico no Brasil é o Bioparque do Rio, substituindo o antigo Zoológico, como era conhecido. Fundado com base no bem-estar dos animais e englobando projetos de pesquisa e conservação de espécies, a instalação é voltada também para a educação ambiental.

A preservação da fauna no Dois Irmãos também será primordial durante o processo de revitalização. “Os animais exóticos e nativos que habitam o Zoo terão uma nova maneira de viver e interagir com os visitantes, visto que o projeto cria ambientes muito mais amplos, onde espécies não concorrenciais convivem em harmonia em um ambiente que busca mimetizar o bioma natural daquele grupo de animais. Os visitantes terão passarelas e/ou cláusulas que permitirão uma experiência imersiva e mais natural”.