ENERGIAS RENOVÁVEIS

Participação pode chegar a 36% até 2030

20/01/2016

De acordo com pesquisa da IRENA (Agência Internacional de Energias Renováveis), atpe 2030 as energias renováveis poderão ter uma participação de 36% no mix global de energias, o que elevaria o PIB do setor em até 1,1%, ou US$ 1,3 trilhões.

A pesquisa, intitulada Benefícios das Energias Renováveis: Medindo a Economia, foi divulgada na  sexta Assembleia da IRENA e fornece a primeira estimativa global dos impactos macroeconômicos da implantação das energias renováveis. O trabalho descreve os benefícios que seriam alcançados caso a quota global de energias renováveis fosse duplicada até 2030 em relação aos níveis de 2010.

"O recente Acordo de Paris enviou um sinal forte para os países passarem da negociação para a ação e rapidamente descarbonizar o setor de energia", afirmou Adnan Z. Amin, diretor geral da IRENA. "Esta análise fornece evidências convincentes de que promover a transição energética necessária não só mitiga as mudanças climáticas mas também estimula a economia, melhora o bem-estar humano e aumenta o emprego em todo o mundo."

O relatório também analisa o impacto específico desse aumento das energias renovávies em alguns países. O Japão, por exemplo, teria o maior impacto positivo sobre o PIB (2,3%), mas Austrália, Brasil, Alemanha, México, África do Sul e Coréia do Sul também se beneficiariam com um crescimento de mais de 1% cada.
O impacto da implantação das energias renováveis sobre o bem-estar das populações é estimada em três a quatro vezes mais do que seu impacto sobre o PIB, com o bem-estar global aumentando 3,7%. O nível de emprego no setor das energias renováveis também aumentaria dos atuais 9,2 milhões de postos de trabalho globais, para mais de 24 milhões em 2030.

A transição para uma maior participação das  energias renováveis no mix energético global também traria mudanças nos padrões de comércio mundial, uma vez que reduziria em menos da metade as atuais importações mundiais de carvão e também diminuiria as importações de petróleo e gás, beneficiando grandes importadores como Japão, Índia, Coréia e a União Europeia. Países exportadores de combustíveis fósseis também se beneficiariam de uma economia mais diversificada.

A pesquisa da IRENAbaseia-se em uma análise anterior da organização sobre os benefícios socioeconómicos da energia renovável e no REmap 2030, um roteiro de energias renováveis com vistas a duplicar a participação global de energias renováveis  até 2030. O estudo fornece um primeiro vislumbre da gama completa de benefícios oferecidos por uma transição para as energias renováveis. O relatório completo pode ser  acessado em http://www.irena.org/publications