ESGOTO

Passarelli investe em Maracanaú

23/11/2020

A empresa de engenharia e construção Passarelli está investindo R$ 82 milhões na melhoria e modernização do sistema de esgoto de Maracanaú (CE) que irá beneficiar os mais de 230 mil moradores do município. A obra contempla três estações elevatórias com respectivas linhas de recalque e substituição de diversos trechos da rede coletora, coletor-tronco e interceptores existentes. Em alguns momentos, o projeto deve gerar 200 postos de trabalho e a expectativa é que seja concluído em fevereiro de 2022. 

No projeto, as novas linhas de recalque serão assentadas, em grande parte, nos acostamentos e canteiros centrais com o intuito de diminuir o maior número possível de interferências. "Um dos diferenciais da obra está na utilização de tubulações de grandes diâmetros em material mais nobre, o PEAD. Esse material tem maior resistência aos gases que se formam durante o transporte, que são provenientes das reações bioquímicas no efluente do esgoto. Sua utilização trará mais segurança para o sistema, evitando intervenções em vias públicas", conta Décio Dias Júnior, gerente comercial da Passarelli. 

A Passarelli utilizará nove quilômetros de tubulações com diâmetros de 1.000 mm e 800 mm na linha de recalque no projeto de modernização. Já para o coletor-tronco e redes coletoras serão em torno de 10 km de tubos de grande diâmetro, de até 1000 mm. Além disso, a Passarelli instalará três estações elevatórias, duas de grande porte, com 500 l/s de vazão cada, e uma média, com 220 l/s de vazão. O escopo da obra prevê ainda a instalação de sistema preliminar mecanizado, para a otimização do processo operacional de prevenção quanto às obstruções e limpeza no sistema elevatório, além de substituições de rede coletora e instalação de ramais de ligações domiciliares. "Vale ressaltar que um dos principais desafios da obra é executá-la com o sistema em operação e sem que haja impacto na coleta de esgoto e no dia-a-dia da população. A experiência da Passarelli no setor de saneamento, construção e infraestrutura nos permite desenvolver os trabalhos com esta segurança, e, inclusive, foi um diferencial para a assinatura do contrato", finaliza Décio Dias.