BIOCOMBUSTÍVEIS

Petrobras inicia venda de subsidiária

06/10/2020

A Petrobras iniciou a fase vinculante referente à venda de sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível S.A. (PBIO). Os potenciais compradores receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.

A operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da Petrobras, visando à maximização de valor para os seus acionistas. 

Fundada em 2008, a PBIO é uma das maiores produtoras de biodiesel do país, com 5,5% de market share em 2019. A subsidiária possui três usinas de biodiesel localizadas em Montes Claros (MG), com capacidade produtiva de 167 mil m³/ano; Candeias (BA), com capacidade produtiva de 304 mil m³/ano, e Quixadá (CE), em estado de hibernação, com capacidade produtiva de 109 mil m³/ano. As três usinas são capazes de utilizar uma mistura de até cinco matérias-primas diferentes (óleo de soja, de algodão e de palma, gordura animal e óleos residuais) para produção de biodiesel, capturando vantagens na dinâmica sazonal dos preços.