SUSTENTABILIDADE

Plano da FLSmidth para cimento e mineração

18/11/2019
Empresa de soluções de engenharia, equipamentos e serviços, a FLSmidth lançou o MissionZero, um novo programa de sustentabilidade com o objetivo de reduzir significativamente as emissões dos setores mundiais de cimento e mineração até 2030. “Com o crescimento econômico, a urbanização e o crescimento da população, houve o crescimento da demanda por infraestrutura, como moradias, escolas, hospitais e estradas. Somado a isso, as conveniências modernas, como ar-condicionado, eletrodomésticos e smartphones, têm alta demanda e opções de energia renovável, como carros elétricos, energia eólica e solar, são encaradas como o futuro. Tudo isso requer cimento e minerais, e a demanda só continuará a aumentar. Lançamos o MissionZero para aproveitar a oportunidade de aumentar a produção e, ao mesmo tempo, direcionar as emissões para zero ”, disse Thomas Schulz, CEO do grupo, FLSmidth.
 
O foco principal do programa é que os clientes de cimento e mineração avancem para a emissão zero até 2030. Para isto, a FLSmidth desenvolve soluções digitais e inovadoras ligadas à produtividade sustentável. Estas soluções oferece aos clientes operar plantas de cimento com zero emissões até 2030 e gerenciar processos de mineração com zero emissões até 2030 - com foco específico no gerenciamento da água. 
 
A FLSmidth calcula reduzir as emissões de CO2 por kg de cimento em cerca de 70% até 2030, aproveitando as oportunidades nas tecnologias pioneiras existentes, projetos de inovação e P&D em estágio inicial. Para conseguir isso, a FLSmidth está desenvolvendo soluções como misturar clínquer com materiais alternativos, explorando o uso de novos tipos de cimentos e fornecendo soluções aos produtores de cimento para operar plantas 100% alternativas, incluindo soluções que evitem desperdício de energia. Além disso, a FLSmidth acelerará as soluções para fechar a lacuna restante (30%). Como essas soluções não existem atualmente, a FLSmidth buscará ativamente parcerias de conhecimento com outras empresas e fornecedores para co-criar soluções.
 
Na questão referente ao gerenciamento de água na mineração, a FLSmidth estabeleceu meta de oferecer a seus clientes soluções que suportam zero desperdício de água até 2030, aproveitando o sucesso de desenvolvimentos recentes, como sua solução de empilhamento a seco de rejeitos (DST). A utilização do horário de verão poderia recuperar até 95% da água do processo, além de ser economicamente competitiva com opções alternativas de gerenciamento de água, como dessalinização, mesmo para grandes tonelagens.
 
A FLSmidth foi uma das primeiras empresas a ingressar na Innovandi - Rede Global de Pesquisa em Cimento e Concreto da GCCA. Essa nova rede reúne a indústria de cimento e concreto com instituições científicas para impulsionar e apoiar a inovação global com pesquisas acionáveis. Seu objetivo é aproveitar de maneira decisiva o progresso da sustentabilidade do setor, com foco na redução de emissões e na obtenção de um melhor uso de combustíveis alternativos.