RHODIA

Planta que produz solvente sustentável

06/10/2020

Empresa do Grupo Solvay, a Rhodia colocou em operação a segunda unidade voltada à produção exclusiva do solvente sustentável Augeo®, elevando a capacidade produtiva desse solvente para 20 mil toneladas por ano. A linha de produtos da marca é derivada de fonte renovável (glicerina) e tem foco na sustentabilidade e alto desempenho, além de ser composta por moléculas versáteis, com alto poder de solubilização e pouco odor.

A linha de solventes Augeo® é toda patenteada internacionalmente, e utilizada principalmente nos mercados de bens de consumo, com destaque na linha de produtos destinados aos cuidados com a casa, como limpadores multiuso e nos aromatizadores de ambientes, e em itens de cuidados pessoais e fragrâncias. Outro segmento importante é o de limpeza industrial e institucional. O solvente tem obtido sucesso quando aplicado nos segmentos Agro e Petróleo e Gás e está presente, ainda, nos mercados de tintas e vernizes.

A segunda planta da Rhodia está no complexo do Grupo Solvay, em Paulínia (SP), e já opera a plena carga e atende clientes de vários continentes. Atualmente, cerca de 80% da produção é exportado, com os Estados Unidos sendo o principal destino. O mercado norte-americano responde por mais de 30% das exportações, seguido por Europa, Ásia e América Latina. "As nossas equipes estão de parabéns por desenvolver esse projeto dentro do cronograma previsto, com total segurança e qualidade, em meio a um cenário desafiador de pandemia de COVID-19", disse Daniela Manique, presidente da Unidade Global de Negócios Coatis do Grupo Solvay e principal dirigente da companhia na América Latina. "A instalação dessa nova unidade produtiva consolida a vocação da empresa como polo de inovação sustentável para o Grupo Solvay, aproveitando o potencial de sustentabilidade oferecido pelo país".