FEIRAS

Pollutec Brasil sela importantes parcerias

11/02/2016

A primeira edição da Pollutec Brasil, uma derivação da consagrada feira ambiental Pollutec, realizada todos os anos na França, intercaladamente nas cidades de Paris e Lyon, já fechou importantes parcerias com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com as principais entidades de saneamento e resíduos, o que significa que o público encontrará no mesmo espaço fornecedores e operadores públicos e privados que abrangem todas as modalidades de serviços ambientais — abastecimento de água e esgotamento sanitário, tratamento de efluentes e emissões industriais, remediação de solo, gerenciamento de resíduos, logística reversa, geração de energia por biomassa e monitoramento de impacto ambiental. A feira acontecerá de 12 a 15 de abril, em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, simultâneamente à Feicon Batimat 2016. A organização do evento está por conta da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Yves Besse, integrante do Conselho Consultivo da Pollutec Brasil, celebra o ineditismo das parcerias firmadas e ressalta que esta “é uma maneira de abrir o leque das experiências das empresas públicas e privadas. Lá estarão reunidas as melhores soluções para fazer a economia do país evoluir a patamares internacionais, principalmente no tocante a produtividade e gestão de recursos naturais”.

O setor de resíduos, que vê sua receita crescer mais de 20% ao ano e a abrangência da reciclagem em municípios mais que dobrar desde o início da década, terá seu panorama intensamente debatido no fórum Cuidando do Futuro, que acontecerá durante todos os dias da Pollutec. A Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos) e a ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública) farão palestras ao longo dos quatro dias de fórum, cujo programa é assinado pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

Já as operadoras privadas de água e esgoto estarão representadas pelas maiores associações nacionais — Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) — que farão o seu 4º Encontro Nacional das Águas em paralelo à feira. Pela primeira vez, a Aquafed (Associação Internacional dos Operadores Privados de Água e Esgoto) realizará sua reunião anual de conselho em São Paulo, durante a Pollutec Brasil. Os operadores municipais de saneamento, que perfazem 20% dos serviços, se farão presentes por meio da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), enquanto o Instituto Trata Brasil trará ao fórum Cuidando do Futuro toda sua expertise na análise da trajetória do saneamento no Brasil.