Porto Central e canadense buscam energia limpa

04/08/2021
A tecnologia permitirá ao Porto Central usar hidrogênio e amônia verde como combustível para os grandes navios em seu porto.

A canadense AmmPower Corp assinou Memorando de Entendimento com o Porto Central, localizado no Espírito Santo, para o desenvolvimento de unidade de produção, armazenamento e distribuição de amônia verde. O Porto Central está sendo desenvolvido como um novo complexo industrial portuário multipropósito de águas profundas, com acesso a rodovias, futuras ferrovias e outras infraestruturas. Atualmente em desenvolvimento, o Porto Central acomodará diferentes tipos de terminais e indústrias que atenderão a setores econômicos estratégicos, como petróleo e gás, geração de energia, apoio offshore, agricultura, mineração, contêineres, carga geral e indústrias, além de viabilizar rotas marítimas pelo mundo.

A AmmPower entregará sua tecnologia única de amônia verde para ajudar com soluções de energia no porto, incluindo a produção de combustível de amônia verde para ser utilizado no transporte marítimo. O chamado “Porto Central Energy Terminal”, permitirá à AmmPower transportar hidrogênio e amônia verde em toda a região, quando necessário. O Porto Central também servirá como um hub de energia, e trabalhará com a AmmPower para fornecer energia para a rede nacional, bem como internacionalmente. A empresa canadense fornecerá amônia para uma variedade de usos, incluindo infraestrutura de energia, movimentação de hidrogênio, combustível para a indústria marítima e fertilizantes. Atualmente, o Brasil importa 90% de seus fertilizantes, e a AmmPower busca ajudar a criar maior autossuficiência no espaço agrícola e na indústria de alimentos.

“Este é um passo incrível para a AmmPower poder trabalhar com o Porto Central para criar um dos principais portos de energia limpa do mundo. A tecnologia da AmmPower permitirá ao Porto Central usar hidrogênio e amônia verde como combustível para os grandes navios em seu porto. Além disso, a capacidade de ajudar a fornecer energia limpa para a rede elétrica nacional do Brasil e produzir fertilizantes limpos para sua grande população apresenta uma grande oportunidade”, disse o Dr. Gary Benninger, CEO da AmmPower. Jose Salomão Fadlalah, CEO do Porto Central afirma que a parceria com a AmmPower está totalmente alinhada com os objetivos do Porto Central de desenvolver um Hub de Energia Limpo e Verde, criando uma infraestrutura de negócios sustentável ajudando a acelerar a transição energética.