Práticas sustentáveis dão desconto em seguros

14/06/2021
Serão consideradas ações como reúso da água, reaproveitamento ou uso eficiente, reciclagem ou descarte sustentável, e utilização de placas solares.

Com o objetivo de disseminar a sustentabilidade em ações empresariais e a adoção de projetos que estimulem a disseminação da cultura sustentável em toda a cadeia, o Conglomerado Alfa lança duas iniciativas voltadas para os clientes da carteira de seguros da companhia. 

A partir de agora, os clientes que contratarem um seguro residencial - para a casa ou apartamento - ou uma proteção para a empresa ou condomínio com programas contínuos de sustentabilidade receberão desconto na apólice. Serão consideradas ações como reúso da água, reaproveitamento ou uso eficiente; reciclagem ou descarte sustentável; ou utilização de placas solares. “Atualmente, as diretrizes ESG permeiam todas as ações desenvolvidas e implementadas em nossa companhia, mas a nossa intenção é que isso também se estenda aos nossos parceiros e segurados. Por isso, com o novo benefício, além de reconhecer e premiar os clientes que já adotam práticas mais sustentáveis em suas residências, condomínios e empresas, a ideia é disseminar e fomentar a adoção de ações com estes objetivos em um número cada vez maior de locais, explica Celso Paiva, diretor da Alfa Seguros.

Já a segunda novidade é realizada com uma empresa especializada em despojo de salvados, passando a disponibilizar aos segurados um serviço de descarte sustentável. Em caso de sinistro, os clientes conseguirão realizar a destinação correta do item sinistrado e, ainda, receberão um certificado atestado à destinação ecologicamente correta. Entre os itens que poderão ser destinados estão móveis e equipamentos eletrônicos contidos em uma residência, empresa ou condomínio, tais como: sofá, colchão, geladeira, mesa, cadeira, armário, fogão, televisão, computador, máquina de lavar roupa ou louça.  “Através do serviço de descarte de salvados, buscamos oferecer consciência socioambiental nos nossos negócios aos clientes. Assim, buscaremos cada vez mais uma gestão responsável, cujas metas e resultados contribuam para o desenvolvimento sustentável”, afirma Paula Moreno, diretora de Asset e responsável pela área de ESG do Alfa. 

A Alfa lançou recentemente também o programa ‘Alfa Impacta Mais’, que visa a garantir que o Banco contribua para o desenvolvimento socialmente inclusivo, com respeito aos direitos humanos e proteção dos recursos naturais, aliados à filosofia corporativa da integridade e da adoção das melhores práticas de governança no ambiente de negócios. A iniciativa integra as diversas ações que já são desenvolvidas pela Alfa em várias frentes ESG, como a gestão de riscos socioambientais, o desenvolvimento de produtos “verdes”, a aceleração de ONG’s, a iniciativa de hub de inovação com startups com impacto no tema ESG e a participação no ‘Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura’.