ENERGIA SOLAR

Professor instala sistema em residencia

01/02/2016

Com o objetivo de preservar o meio ambiente, os recursos hídricos e ainda ganhar dinheiro – além de valorizar o seu imóvel – o professor Gerd Spavorek, da Esalq/USP, decidiu instalar um sistema para geração de energia fotovoltaica em sua residencia, em Piracicaba. Este é o primeiro sistema deste tipo instalado em unidade residencial na cidade e produz energia suficiente para suprir todas as necessidades de consumo da casa e ainda armazenar o restante para ser consumido nos momentos em que não há luz solar.

Embora não seja uma novidade, o sistema ainda é pouco utilizado no Brasil em áreas residenciais e só mais recentemente tem se tornado mais comercial. O professor conheceu o sistema na Europa, onde morou, e decidiu trazer para o Brasil.

Spavorek afirma que o sistema não é barato, mas que seu custo varia conforme o tamanho da residencia e sua localização. Imóveis que estão em área de sombreamento, por exemplo, tornam o sistema mais caro e menos eficiente. Ele disse que no estado de São Paulo, por exemplo, o sistema deve se pagar num prazo médio de cinco a sete anos.

Ele também explica que os sistemas de geração fotovoltaica precisa ser submetido a vistoria e aprovação da concessionária, que emite uma autorização. No caso de Piracicaba, foi a CPFL.