RECURSOS HÍDRICOS

Programa apoia produtores conscientes

31/03/2020

Organização especializada no desenvolvimento de soluções customizadas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em bacias hidrográficas, o Consórcio Cerrado das Águas atende toda a região do Cerrado mineiro. Entretanto, a bacia do Córrego Feio em Patrocínio (MG) foi escolhida para desenvolver projeto-piloto do seu Programa de Investimento no Produtor Consciente, em função de ser a única fonte de água dos 100 mil habitantes do município e dos mais de 4.600 hectares de lavoura de café.

O Programa de Investimento no Produtor Consciente instalou estações de monitoramento de quantidade e qualidade da água e promoveu a capacitação e assistência técnica aos produtores da bacia sobre as melhores práticas de gestão do solo. Além disso, um time de especialistas desenvolveu e implementou Projetos Individuais de Propriedade com cada um dos produtores para a restauração orgânica de vegetação nativa que irá aumentar a infiltração da água no solo, proteger as nascentes e evitar o assoreamento dos rios. 

Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do Consórcio Cerrado das Águas, disse que o envolvimento dos produtores foi fundamental para o sucesso da implementação: "Os produtores entendem a importância da água e colaboraram com tempo e recursos para que o Programa alcançasse quase 50% da área adjacente à bacia. Atuamos com o diagnóstico, investimento e todo o apoio necessário aos produtores para que eles possam ter impactos ambientais e socioeconômicos positivos”. O Consórcio dispõe de tecnologias e trabalha para colaborar com o Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA) e promover uma agricultura responsável.