AEGEA

Programa Infra Inteligente na Futurecom

04/11/2019
A Aegea Saneamento apresentou, no dia 30 de outubro, na Futurecom 2019, o painel “Utilities e a Urgência na Adoção das Novas Tecnologias para Sobreviver na Era Digital”, onde abordou a chegada da revolução tecnológica ao setor de saneamento básico e os ganhos disruptivos de eficiência operacional e otimização das infraestruturas para as empresas que se adaptarem rapidamente à gestão intensiva 5.0. 
 
A companhia idealizou o Programa Infra Inteligente há cinco anos e o implantou em 2018. A Aegea comentou que já pode ver mudança de paradigma no funcionamento dos sistemas de saneamento. Segundo Wagner Carvalho, Gerente do Programa e mestre internacional em tecnologia BIM para infraestruturas, “temos trabalhado com as versões piloto que mostram alto potencial de impacto na maneira como gerimos o saneamento, trazendo melhoria de resultados do negócio e principalmente provendo uma melhor qualidade de vida para os nossos clientes”. 
 
O Programa Infra Inteligente tem como objetivo incorporar a inteligência de dados e a tecnologia para a gestão dos ganhos de eficiência, trazendo a capacidade de alinhar expectativas e transformar o futuro de todo o setor de saneamento. “Esta é uma das maiores mudanças que eu já vi acontecer. Esse novo processo vai garantir maior conformidade operacional, pois a atitude do colaborador que cuida da operação no dia a dia vai refletir os desejos e as necessidades estratégicas da empresa, com mais saúde e segurança para todos” - acrescenta Osmar Rosa, Coordenador do Programa Infra Inteligente.
 
Com a utilização de tecnologia de modelos virtuais 3D inteligentes da metodologia Building Information Modeling (BIM), algumas das concessionárias do grupo já tiveram seus parques de ativos físicos mapeados e digitalizados para a criação dos gêmeos digitais, cópias digitais das instalações físicas, que permitem aperfeiçoar processos, reduzir custos e diminuir tempos de manutenção e paralisações. Segundo a Aegra, os resultados proporcionam uma visão mais completa das operações, ao oferecer insumos necessários para a tomada de decisão mais assertiva quanto à gestão dos ativos das infraestruturas de saneamento.