RECICLAGEM

Projeto ajuda catadores em Olinda

16/12/2019
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), por meio do projeto “Dê a Mão para o Futuro”, auxilia cooperativa de materiais recicláveis em Olinda (PE). O projeto existe há 13 anos e a ABIHPEC doa caminhões para colaborar com aumento do número de embalagens pós-consumo destinadas para reciclagem. 
 
O programa já colaborou com a Coocencipe - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, em Olinda (PE), com a doação de um caminhão no valor de R$ 96 mil. O investimento permitirá o deslocamento de 18 toneladas de material reciclável, um aumento de 28% na produtividade da Cooperativa, que atualmente conta com 34 catadores de materiais recicláveis. 
 
O projeto tem a parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI) e ajuda a capacitar catadores, além de promover a melhoria de infraestrutura de cooperativas de reciclagem em todo o Brasil e a conscientização da população em relação ao descarte adequado de materiais.
 
Em 2018, o “Dê a Mão para o Futuro” ajudou a encaminhar 117 mil toneladas de materiais para reciclagem, além de apoiar 144 cooperativas, localizadas em 91 municípios de 14 estados, e 4.700 mil catadores. "A emancipação do "Dê a Mão para o Futuro" é uma realidade com base nos números mencionados. Só em Pernambuco, onde está situada a Coocencipe, auxiliamos ainda mais três cooperativas, ratificando o nosso compromisso de colaborar com a cultura do desenvolvimento sustentável na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e criando ferramentas de incentivo com essas cooperativas", afirma o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio. Maiores informações sobre o projeto podem ser conferidas no site  www.maoparaofuturo.org.br.