EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto "Compartilhando Menos Lixo!"

26/01/2021

A Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) retomou o projeto de extensão "Compartilhando Menos Lixo!" (ProEx 23112.013065/2020-13). O projeto visa ampliar as ações de consumo consciente para além da Universidade, além de desenvolver ações para a conscientização da importância da redução de materiais de uso único na comunidade de São Carlos. 

A proposta do "Compartilhando Menos Lixo!" é atingir consumidores e comerciantes, apresentando e discutindo possíveis alternativas para gerar menos resíduos, além de sensibilizar o poder público local para a criação de propostas e de novas regulamentações para tratar de questões da poluição e impactos ambientais, decorrentes da geração de resíduos sólidos. "Esse projeto nasceu durante a pandemia, após a constatação do número alarmante da produção de resíduos de plásticos únicos, principalmente hospitalares e de consumo individual", explica Raquel Boschi, engenheira agrônoma da SGAS e coordenadora da iniciativa. 

Com o "Compartilhando Menos Lixo!", a UFSCar reafirma seu papel de transformação junto à sociedade em seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão. A universidade quer ampliar a consciência ambiental da população de São Carlos. “Além de disponibilizar ferramentas de formação, estamos escutando a comunidade para identificar os problemas e apontar possíveis soluções", informa Gabriela Strozzi, técnica agropecuária da SGAS. 

Os interessados podem registrar suas experiências no site https://sgasproex.wixsite.com/menoslixo,  participar das discussões sobre formas alternativas de embalagens, ser um agente disseminador de conhecimento, propor alternativas para a redução de resíduos, aplicar as alternativas na sua própria rotina e apresentar as dificuldades de mudanças de hábitos. Na primeira fase, o "Compartilhando Menos Lixo!" contou com a adesão, por exemplo, do Conecta Hortifruti que reduziu 80% do uso de embalagens plásticas nas suas vendas. "Nós já tínhamos a ideia de trabalhar com menos plástico, mas não sabíamos ao certo como nossos clientes reagiriam. Incentivados pelo projeto e por nossos clientes resolvemos mudar para o saco de papel e foi um sucesso", conta o empresário Caio de Almeida Oliveira. Maiores informações pelos canais sgasproex@gmail.com e redes sociais da SGAS.