Projeto especial para a América Latina e Caribe

07/03/2022
A visão é adaptada às características da região e concentra-se em afastar-se de modelos econômicos lineares e extrativistas que causam degradação ambiental.

A Coalizão de Economia Circular da América Latina e do Caribe lançou sua visão compartilhada para uma economia circular na região. “Economia circular na América Latina e no Caribe: uma visão compartilhada” ajudará a criar alinhamento e cooperação entre os países e orientar futuros projetos. A visão é adaptada às características e culturas únicas da região e concentra-se em afastar-se de modelos econômicos lineares e extrativistas que causam degradação ambiental, promovendo uma recuperação resiliente da pandemia COVID-19 e sendo inclusivo para seu povo.

Este é um marco importante da Coalizão para implementar uma abordagem de economia circular na região por meio do trabalho colaborativo entre governos, empresas e a sociedade como um todo. No processo de construção dessa visão, dezenas de autoridades governamentais da região, bem como uma ampla gama de representantes de instituições internacionais relevantes, empresas e academia, foram consultados para imaginar coletivamente o futuro da região com base em uma economia circular funcionando em régua. Na América Latina e no Caribe, 127 milhões de toneladas de alimentos (mais de um terço do que é produzido) são perdidos e desperdiçados a cada ano, e aproximadamente 47 milhões de pessoas sofrem de fome na região. A biodiversidade da América Latina e do Caribe é uma das mais ricas do mundo, representando 40% da biodiversidade da Terra e 60% da vida terrestre global. No entanto, observou-se um declínio de 94% desde 1975, que é maior do que em qualquer outro do mundo. Nove das 24 frentes globais de desmatamento estão situadas na região, impulsionadas principalmente pela agricultura, pecuária, mineração, infraestrutura de transporte e queimadas.

A economia circular é construída com base em três princípios orientados pelo design: eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais em seu nível mais alto e regenerar a natureza. Essa estrutura apresenta uma maneira de proporcionar prosperidade a longo prazo, ao mesmo tempo em que aborda alguns dos maiores desafios enfrentados por nossa sociedade, como mudanças climáticas e perda de biodiversidade. É, portanto, uma oportunidade para a região se posicionar como um ator-chave e se tornar líder na transição global para uma economia de baixo carbono e alinhada aos ODS.