Projeto para reciclagem de produtos complexos

13/04/2024
Fundada em 2011, a empresa trabalha em duas frentes, uma voltada para reciclagem e recuperação e outra dedicada a inserir funcionalidades específicas ( e no plástico.

Empresa de base tecnológica, que desenvolve e produz aditivos para ressignificar o plástico, a IQX desenvolve um projeto para viabilizar a reciclagem de produtos complexos. Fundada em 2011, a empresa trabalha em duas frentes, uma voltada para reciclagem e recuperação e outra dedicada a inserir funcionalidades específicas (aditivos antivirais e bactericidas, condutivos e de escoamento) no plástico.

As cientistas e sócias Carla Fonseca e Silmara Neves, com pós-doutorado em Química tem experiência na área de Materiais, especialmente em polímeros, o que permitiu que desenvolvessem em tempo recorde, menos de três meses, um aditivo capaz de inativar o coronavírus, no período mais intenso de pandemia. Outros feitos também são destaque na trajetória da IQX, como a criação do IQX Flex que viabiliza a reciclagem de embalagens plásticas, que antes seriam enviadas para aterros ou incineração após o descarte. “Sem dúvida um dos principais desafios enfrentados na reciclagem de plásticos é a mistura de materiais. Nosso objetivo é melhorar a qualidade do reciclado utilizando tecnologias, no caso aditivos, que agreguem na qualidade do produto reciclado. Obviamente, as etapas de separação adequada dos tipos de plásticos, a limpeza eficiente, que realmente retire todos os resíduos e contaminantes, seguida da aditivação tornam o reciclado apto a novas aplicações e são passos fundamentais para o avanço da reciclagem mecânica”, explicam as fundadoras. 

O objetivo da empresa é oferecer soluções que viabilizem a reciclagem de embalagens complexas, ou seja, formadas por diferentes tipos de plásticos e materiais, como por exemplo, embalagens de alimentos. Com esse desafio superado é possível promover a circularidade desse material além de introduzir propriedades nos plásticos que gere diferenciação e retenção de valor, como proteção antiestática, antiviral e bactericida. Com um laboratório de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento bem equipado, a IQX está constantemente criando e testando novos produtos, além de oferecer serviços de consultoria e transferência de tecnologia, como a que está em vigor com a Vale, que consiste em produzir em escala industrial um supressor de poeira à base de plástico PET.

Apesar da variedade de serviços, a IQX tem como principal objetivo a inserção dos aditivos no processo de reciclagem e produção de embalagens de grandes empresas, como é o caso da Boomera Ambipar, empresa brasileira reconhecida internacionalmente pela contribuição à economia circular, focada na transformação de resíduos em matéria prima reciclada. Nos anos de 2022 e 2023, a IQX desenvolveu uma solução de reciclagem para embalagens flexíveis multicamadas. “A Boomera Ambipar sempre reciclou produtos complexos e nós estávamos querendo melhorar um produto específico que misturava muitos materiais na mesma composição. O uso dos aditivos possibilitou uma melhor compatibilidade entre os materiais, o que gerou uma reciclagem mecânica bem interessante. Criamos um produto de alta performance, oferecendo aos nossos clientes uma solução tecnicamente muito interessante e talvez até inédita” comenta o CEO da Boomera Ambipar, Guilherme Brammer.

Outra grande parceira da IQX é a Embaquim, empresa pioneira no Brasil na produção de bag-in-box e líder no mercado de bolsas para caixas de papelão e contentores metálicos. “A IQX é nossa parceira de longa data. Nosso primeiro desafio foi desenvolver um aditivo permanente com propriedade estática. Após diversos testes, conseguimos êxito, mas na época o projeto não foi para frente por uma questão de investimento do cliente. Depois dessa experiência, criamos um clima de trabalho muito interessante e eu conseguia compartilhar quais eram as minhas dores no setor de embalagens. Em outra conversa, estava procurando uma propriedade oleofóbica e assim iniciamos mais um projeto juntas. A IQX enviou as amostras, fizemos os testes e conseguimos um resultado fantástico de redução do conteúdo residual dos bags de 1000 litros.” - conta Renata Carneiro, diretora técnica e desenvolvimento da Embaquim.

Atualmente a Embaquim oferece uma linha inteira utilizando o aditivo desenvolvido pela IQX. Além disso, a parceria foi reconhecida por meio de importantes premiações, como o Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade 2023 nas categorias Embalagens Práticas/Inteligentes e também Gestão Sustentável, e o prêmio ABRE - Associação Brasileira de Embalagens vencedora na categoria Design Estrutural - Funcionalidade.

Com o incentivo e urgência do mercado em adotar práticas presentes na agenda ESG, a IQX surge como uma aliada para soluções inovadoras, estimulando a produção circular, minimizando ou até eliminando a geração de resíduos e custos de destinação, transformando materiais antes considerados problemáticos em recursos valiosos.