Projetos ambientais no Balneário Piçarras

11/06/2021

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a prefeitura de Balneário Piçarras (SC), por intermédio do Instituto do Meio Ambiente (IMP), assinaram termo de cooperação técnica para elaboração do plano de manejo do Parque Municipal e do projeto de recuperação e conservação do Rio Piçarras. 

Técnicos da Univali irão estudar a fauna existente no Rio Piçarras e catalogar a diversidade biológica para, a partir de então, promover a recuperação e preservação do local. O trabalho de amostragem começa com a passagem do inverno e deve levar em torno de um ano, em razão da grande diversidade da fauna em relação às estações. As equipes irão analisar aspectos como salinidade da água e produção de nutrientes para as espécies.

O procurador geral da Fundação Univali, professor Rodrigo de Carvalho, destacou a vasta experiência da Univali na elaboração de planos de manejo em outras cidades. “Como uma instituição de ensino comunitária, a Univali investe em projetos, programas e ações que beneficiem toda a comunidade das cidades ondes estamos inseridos por meio de nosso corpo técnico e científico altamente qualificado. Essa parceria demonstra o nosso compromisso com a excelência do ensino e, também, com a prestação de serviços em todas as áreas do conhecimento”. A reunião para assinatura do termo teve a presença do procurador Rodrigo de Carvalho, do curador e coordenador do Museu Oceanográfico da Univali, professor Jules Soto, da presidente do IMP, Rosemari Bona, e do prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt. A proposta do termo de cooperação técnica havia sido entregue à Univali pelo Instituto do Meio Ambiente no dia 19 de maio.