CARBONO

Quanto cada adolescente produz em um ano?

01/07/2015
A Fundação Salvador Arena (FSA), uma instituição civil, de direito privado e sem fins lucrativos, criou a calculadora de carbono. O aparelho fornece a quantidade de dióxido de carbono produzida em um ano com base nos hábitos e na rotina das crianças e adolescentes, como ida e volta ao colégio, uso de videogames, o tempo no banho e o consumo de fast food. Além disso, indica a quantidade de árvores que devem ser plantadas no período para amenizar os estragos provocados ao meio ambiente. A ferramenta foi desenvolvida por professores e alunos do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena. 
 
O dióxido de carbono (CO2) é um dos gases que causam o efeito estufa. Ele é liberado na atmosfera quando combustíveis fósseis – a principal fonte de energia do mundo – são queimados. E a concentração global de CO2 tem aumentado, segundo mostrou o último levantamento da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). De acordo com o órgão dos Estados Unidos, a concentração mundial de dióxido de carbono ultrapassou o limite de 400 partes por milhão (número de moléculas de gás por milhão de moléculas de ar seco) no último mês de março. É a primeira vez que esse índice é atingido em todo o planeta. 
 
O objetivo do CEFSA com esta nova ferramenta é despertar a atenção dos estudantes e familiares para a gravidade de algumas de nossas ações no meio ambiente e promover a conscientização ambiental. “A iniciativa faz parte do projeto CEFSA Solidário, que envolve alunos e a comunidade local em debates de temas pertinentes à sociedade. Criamos a calculadora com o apoio dos alunos e professores, desenvolvemos ações socioeducativas dentro na escola e agora disponibilizamos a ferramenta para todos os interessados”, explica Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do Colégio Termomecanica – escola gratuita mantida pela Fundação Salvador Arena.
 
A calculadora de carbono está disponível no site www.cefsa.org.br/calculadoradecarbono. Desde a sua criação foram registrados mais de 10 mil acessos.