REFLORESTAMENTO

Quase 775 mil mudas em uma década

28/01/2021

As equipes da Itaipu Binancional plantaram quase 775 mil mudas de árvores entre 2010 e 2020. Apenas em 2020, foram 65.507 mudas de espécies nativas em 11 municípios lindeiros, na faixa de proteção da usina e no Refúgio Biológico Maracaju (MS), no Mato Grosso do Sul. Desde que começou o trabalho de recuperação ambiental pela obra da usina, foram mais de 24 milhões de mudas, somente na faixa de proteção.

Além de obras como a Ponte da Integração, a Estrada da Boiadeira, o Mercado Municipal ou as melhorias nos bairros, a Itaipu quer deixar um legado verde com o plantio de mudas de espécies nativas não só para compensar a vegetação que dá espaço às obras, mas também num esforço de ampliar a área plantada na região. “A Itaipu está sempre pensando na nossa gente e na sustentabilidade de nossas obras e iniciativas. Sabemos que o cuidado com o meio ambiente é fundamental para essa e as próximas gerações", diz o diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Silva e Luna.

Apesar do bom plantio em 2020, ele ficou abaixo de outros anos por causa da pandemia da COVID-19 e das condições climáticas. “A tendência é de que os plantios diminuam ao longo de tempo, pois as áreas protegidas de Itaipu já se encontram em fase final de recuperação ou restauradas”, explica Cristiano Teixeira, técnico da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu (MARP.CD).