LIVROS

A questão dos resíduos nos oceanos

30/09/2020

A Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, vinculada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), lançou o livro ‘Lixo nos mares: Do entendimento à solução’, que aborda um olhar científico sobre as questões dos resíduos nos mares. A obra é produto do convênio com a Plastivida, estabelecido em 2012, e que resultou no “Fórum Setorial dos Plásticos - Por Um Mar Limpo”. Foi escrita em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Marinha do Brasil, por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM).

O professor e pesquisador do IOUSP, Alexander Turra, diz que o livro engloba material apurado desde o início do convênio entre Plastivida e IOUSP, estabelecido para o entendimento da questão e o endereçamento das discussões sobre o tema no Brasil. “Esse trabalho apontou que o lixo nos mares é uma questão multissetorial e que a degradação do ambiente marinho está fortemente associada à má gestão dos resíduos sólidos urbanos, além falta da educação ambiental, uma vez que esse lixo vem em grande parte do continente.”, relata Turra.

O convênio entre as instituições é estruturado em três pilares: conhecer e disseminar informações sobre o tema no Brasil, promovendo ações de educação ambiental dentro do Programa “Entenda o Lixo”, ao qual o livro vem se somar; desenvolver e implementar o Programa Pellet Zero, para combater a perda de matéria-prima plástica para o ambiente, e apoiar as atividades do Fórum Setorial dos Plásticos - Por um Mar Limpo. O pilar de educação ambiental do convênio entre Plastivida e IOUSP é diversificado a cada ano, o que inclui a promoção de um curso à distância para professores da rede pública de ensino. 

Segundo o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, o livro traz um registro sobre um trabalho inovador, alavancado pela cadeia produtiva dos plásticos, é parte das ações de educação ambiental e vai nos acompanhar nas ações em prol da sustentabilidade. “O setor foi pioneiro em lançar um olhar para as questões do lixo nos mares e mobilizar sua cadeia produtiva e outras fora dela, para que, com conhecimento científico, pudesse ser possível endereçarmos ações efetivas na solução dessa questão”, afirma o executivo. O download do livro pode ser feito no endereço http://catedraoceano.iea.usp.br/oceanoteca/.