SUSTENTABILIDADE

Ramboll contrata novos especialistas

16/12/2019
A Ramboll contratou as especialistas Dra. Cristina Simonetti para a gerência de Avaliação de Impactos da Ramboll, e a Arquiteta Letícia Hirosue, para o grupo de Planejamento Urbano, Mudanças Climáticas e Resiliência. "As habilidades e as competências das duas profissionais vão fortalecer e ampliar os serviços da Ramboll no Brasil, em linha com a estratégia global da companhia de fazer com que a área de sustentabilidade responda pela maior parte dos nossos negócios até 2030", afirma Eugenio Singer, Diretor Geral da Ramboll no Brasil. 
 
Doutora em Ecologia e Mestre em Geologia Sedimentar pela Universidade de São Paulo (USP), Cristina Simonetti possui vasta experiência em licenciamento e recuperação ambiental e atuou em dezenas de projetos no Brasil e na América Latina em empresas mineradoras, como Anglo American, Vale Fertilizantes, Vale, Jaguar Mining, Fosfertil, AngloGold Ashanti, Imerys, Gerdau Açominas, Carpathian Gold, Mosaic Fertilizantes, Rio Tinto e Aura Minerals. Cristina é autora de diversos artigos técnicos e livros. É especialista em análise da vegetação, estudos integrados dos meios físico e biótico, recuperação de áreas degradadas, sistemas de fitorremediação, recuperação e restauração da vegetação natural, estudos de viabilidade (avaliação das restrições naturais e legais), planos diretores e zoneamentos ambientais, planos de conservação e uso do entorno de reservatórios artificiais, planos de fechamento de minas, planos de manejo de unidades de conservação, análise de comunidades naturais, mapeamento e caracterização de fitocenoses e projetos de pesquisa e desenvolvimento. 
 
No grupo de Planejamento Urbano, Mudanças Climáticas e Resiliência da Ramboll, Letícia Hirosue passa a integrar a equipe que atua na restauração da Bacia do Rio Doce, impactada pelo acidente da Samarco, e no novo projeto do C40 Cities, organização global que reúne as grandes cidades no mundo empenhadas na redução das emissões de gases de efeito estufa. Mestre em Planejamento Internacional e Desenvolvimento Sustentável pela University of Westminster, Inglaterra, e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina, a profissional já atuou em consultorias de planejamento urbano estratégico sustentável onde desenvolveu projetos para instituições financeiras e intergovernamentais, como Banco Mundial e DFID-UK, Trabalha com ênfase nas áreas de: resiliência urbana, infraestrutura, políticas públicas e redução de riscos de desastres associados às mudanças climáticas. Apoiou tecnicamente o setor de Planejamento Internacional, realizando pesquisas, propostas técnicas e expressões de interesse para processos licitatórios, além de escrever e revisar conteúdos para publicações, podendo ressaltar os projetos Resiliência Urbana às Mudanças Climáticas na Tanzânia (DFID-UK, ICF e Banco Mundial) e Pesquisa Urbana na Nigéria (URN, DFID-UK).