15/01/2020
IMPACTO AMBIENTAL

Reaproveitamento de resíduos do coco

Na 5ª edição do Edital da Fundação Cargill o projeto “Aproveitamento do Resíduo da Extração da Água de Coco”, do Instituto Mauá de Tecnologia, foi uma das 20 propostas selecionadas. O objetivo do projeto é dar uma solução final ao resíduo da produção de água de coco, e dentre as possibilidades está o processo de obtenção de polpa desidratada e aplicação em sorvete, pães e bolos, em lugar de emulsificantes convencionais, além do desenvolvimento do processo de transformação de casca em fibra e sua aplicação em produtos de panificação. O projeto deve impactar diretamente mais de mil pessoas. 
 
O Brasil é o maior produtor mundial de água de coco e aproximadamente 70% do lixo de cidades litorâneas são compostos pela casca do coco. Apenas no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, a venda in natura do produto gera volume superior a 100 toneladas num mês de verão. “Com a realização das ações previstas no projeto, esperamos reduzir o impacto ambiental e oferecer alternativas às prefeituras para que gastem menos com aterros sanitários. Além disso, oferecer tecnologia - ainda pouco estudada - à indústria, de produção de ingredientes de valor agregado, a partir do resíduo e, de produção de produtos sem leite e contribuir para a geração de novos postos de trabalho”, afirma a profa. Eliana Paula Ribeiro, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos da Mauá e do projeto.
 
Além da coordenação da professora Eliana, o projeto conta também com a participação das professoras doutoras Antonia Miwa Iguti, Cynthia Jurkiewicz Kunigk, Kaciane Andreola, Luciane Franquelin Gomes de Souza e Tatiana Guinoza Matuda Masaoka; os técnicos Ana Paula Buriti, Douglas Dalla Justina e Inês Aparecida Santana; e alunos de graduação a serem definidos. 
 
O edital recebeu em sua 5ª edição 653 inscrições e o projeto do Instituto Mauá de Tecnologia atende a proposta de incentivar uma alimentação segura, sustentável e acessível, além de impactar positivamente suas comunidades. A equipe da Instituição contará com suporte técnico e financeiro no desenvolvimento das atividades com duração entre 12 e 24 meses. 
 

Veja também

22/03/2020
COLETA SELETIVA | SP libera quase R$ 5 mi para prefeituras
03/03/2020
LATAS DE ALUMÍNIO | Brasil tem vendas recordes em 2019
03/03/2020
LOGÍSTICA REVERSA | Brasil reciclará baterias de chumbo
10/02/2020
RESÍDUOS | Ternium vende agregados siderúrgicos
16/12/2019
BAÍA DE GUANABARA | Estação de reciclagem química
16/12/2019
RECICLAGEM | Projeto ajuda catadores em Olinda
04/12/2019
RESÍDUOS | Green Mining coleta 500 t em um ano
04/11/2019
LOGÍSTICA REVERSA | MMA firma acordo para eletroeletrônicos