RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Reconhecimento internacional à CBA-UFV

15/01/2020
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com trabalho de P&D de tecnologias em restauração florestal, receberam reconhecimento internacional. No livro ‘Recent Advances in Ecological Restoration’, da editora Nova Science Publishers, os trabalhos de Restauração Florestal nas áreas mineradas da CBA são mencionados em dois capítulos da obra. Os trabalhos foram desenvolvidos pelo Laboratório de Restauração da UFV - LARF, coordenado pelo professor Sebastião Venâncio Martins, do Departamento de Engenharia Florestal. 
 
O LARF também conduz outros projetos de P&D na linha de Restauração Florestal relacionados aos bioindicadores das áreas reabilitadas pela CBA, a partir das quais são desenvolvidas uma série de dissertações, teses e pesquisas de iniciação científica. “Por meio dos trabalhos de P&D de Restauração Florestal temos publicado dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Esse reconhecimento mostra a seriedade da nossa pesquisa e do trabalho desenvolvido pela CBA. Os capítulos mostram que nas áreas sob influência da mineração houve aumento da cobertura florestal, em comparação com a situação antes da chegada da mineradora. Os resultados evidenciam o retorno da flora arbustiva e arbórea nessas regiões, bem como o retorno de espécies nativas da Mata Atlântica. Tudo isso aponta para a sustentabilidade desse modelo de mineração”, explica o professor.
 
O gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, comentou que a parceria com a UFV ajudou a promover uma melhoria contínua no modelo de reabilitação ambiental da companhia. “Conseguimos desenvolver as melhores práticas de manejo e gestão das áreas mineradas e de referência internacional quando se trata de mineração sustentável. Além disso, por meio de trabalhos científicos, possibilitamos uma compreensão melhor dos benefícios gerados ao meio ambiente pelo processo de reabilitação da CBA”, observa.