17/02/2020
ILHA DO MEL

Reservatórios flexíveis garantem água

Concessionária da Iguá Saneamento, a Paranaguá Saneamento investiu R$ 460 mil em um conjunto de soluções para garantir o abastecimento de água potável na Ilha do Mel (PR), balneário que recebe cerca de dez mil visitantes em todos os verões. Uma das soluções aplicadas são os reservatórios flexíveis feitos com polímeros de alta resistência e química, o que garante a segurança do entorno e a qualidade da água tratada. “Por se tratar de um sistema móvel que pode ser desmontado e retirado do local, sem a necessidade de grandes estruturas fixas e sem impacto ambiental à região, essa foi à solução eleita pela equipe de engenharia da companhia para equacionar os problemas de abastecimento em tempos de superpovoamento da Ilha do Mel”, acrescenta o diretor operacional da Paranaguá Saneamento, João Roberto Rocha Moraes.
 
A Paranaguá instalou dois reservatórios flexíveis com capacidade para 150 mil litros cada que possibilitaram um aumento de 84% na capacidade de reservação da localidade. “Para colocar os reservatórios flexíveis em operação, foi necessário um dia para montá-los, outro para o processo de desinfecção e seu enchimento, estando apto a jogar água no sistema no terceiro dia”, explica Lucas Arrosti, gerente operacional da concessionária.
 
Os reservatórios são colocados sobre uma manta de borracha, para protegê-los de possíveis desgastes ou perfurações em contato com o solo. Além da manta, também é utilizado um booster (ligado a um gerador) para levar a água dos reservatórios ao sistema com a pressão necessária para chegar às residências. Quando em funcionamento, é necessário apenas um funcionário para controlar a ativação da bomba.
 
Os reservatórios flexíveis foram instalados em uma área de 500 m² e próximos à praia, o que favoreceu o abastecimento por barcaças, além de aumentar a disponibilidade de água para o balneário sem exaurir os sistemas de captação do local. Apesar de ficarem a 2 km de distância da ETA, eles estão próximos a rede de abastecimento.

Veja também