ESTIAGEM

SAAE Atibaia tenta interligar sistemas

12/10/2020

O SAAE Atibaia trabalha com a possibilidade de interligar os dois sistemas principais de captação superficial do município, o Córrego do Onofre, que abastece a região de Caetetuba, Cerejeiras, Imperial e imediações, e o Rio Atibaia (Sistema Cantareira), responsável por abastecer o restante do município. A medida visa minimizar possíveis impactos à população no abastecimento por causa da escassez hídrica, ocasionada pelo período de estiagem e agravado com o calor excessivo que tem feito. 

Contudo, ambos estão em níveis críticos e os dois não são interligados, o que dificulta o equilíbrio dos recursos disponíveis ao município. Enquanto isso, o SAAE irá adotar um Plano de Contingência. Toda quarta-feira, sexta-feira e domingo será interrompido o abastecimento, das 21h às 6h dos bairros abastecidos pelo Setor Cerejeiras/Imperial e Setor Alvinópolis. O Plano de Contingência acontecerá até 18 de outubro, quando passará por revisão. Contudo, se necessário, pode ser alterado a qualquer momento.

O SAAE informa que, uma vez liberada, a normalização total do abastecimento não é imediata e a água poderá vir turva. Por isso é recomendado fechar a borboleta marrom do cavalete.