17/08/2020
ESGOTO

Sabesp amplia coleta em Santo André

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) concluiu obras de ampliação do serviço de esgotamento sanitário no município de Santo André, no ABC paulista, que permitiu a despoluição dos córregos Itrapoã e Utinga. 

O trabalho ampliou a coleta para 37 mil imóveis, beneficiando cerca de 150 mil moradores da região, além de ampliar o índice de esgoto tratado de 42% para 62% em menos de um ano. A despoluição dos córregos também contribui para o Projeto Tietê, ao reduzir o volume de esgoto que chega ao principal curso d’água paulista através do rio Tamanduateí. 

A Sabesp investiu R$ 450 mil nas obras iniciadas em novembro de 2019, e que consistiram na construção de grandes tubulações e conexões dos imóveis. A companhia realiza obras também na região dos córregos Cassaquera, Comprido, dos Meninos, Apiaí e Guarará, maior afluente do rio Tamanduateí. Os trabalhos ampliam ainda mais a coleta e tratamento de esgoto no município. O investimento total até momento é de R$ 982 mil.

O trabalho na região dos córregos envolve também uma série de ações a fim de mobilizar os moradores locais pela despoluição dos cursos d'água. As atividades da Sabesp incluem distribuição de folhetos com orientações e conscientização quanto à importância das redes, das ligações de esgoto e de não jogar lixo nos córregos, além de livretos entregues nas escolas.