ESGOTO

Sabesp inicia obras no Grande ABC

15/01/2018
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou as obras do Programa Pró-Billings com o objetivo de ampliar a coleta e tratamento de esgoto na região do Grande ABC. Serão instaladas novas tubulações e bombas que transportarão os rejeitos de 250 mil pessoas até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). 
 
Ao todo o programa beneficiará cerca de 83 mil imóveis em  diversos bairros de São Bernardo do Campo. A iniciativa vai beneficiar indiretamente os demais municípios do ABC com a valorização da represa Billings e dos córregos e rios. Com recursos da Sabesp, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e BNDES, o Programa Pró-Billings terá ações para melhorar a qualidade da água do reservatório, além de coletar e tratar mais de 1 bilhão de litros de esgoto por mês. 
 
Inicialmente serão 34 estações elevatórias para o  bombeamento  de  esgoto, 51  km de  redes coletoras e 9,5 km de coletores-tronco (tubulações  de grande porte). O investimento de R$ 89,4 milhões será concluído em 2020. Nesta fase a obra irá gerar cerca de 500 empregos. Uma segunda etapa de obras será lançada em 2018, beneficiando com coleta e tratamento de esgoto mais de 40 bairros de São Bernardo. O edital de licitação do segundo lote está concluído e será publicado até o final de janeiro, com  um  investimento de R$ 108 milhões. Serão gerados mais de 700 empregos diretos e beneficiados mais de 40 bairros do município.