Sabesp leva o PURA à Ubatuba

26/07/2021
Com a adesão, os prédios públicos terão redução de 25% nas contas de consumo por meio de parceria com a Sabesp.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) assinou contrato com a Prefeitura de Ubatuba, litoral Norte do estado, para implantação do Programa de Uso Racional da Água (PURA). Com a adesão, os prédios públicos terão redução de 25% nas contas de consumo por meio de parceria com a Sabesp. Estão previstos investimentos de R$ 687 milhões em 30 anos. 

Com o programa, 124 prédios públicos do município, incluindo hospitais, escolas, unidades básicas de saúde, entre outros, terão o desconto. Estima-se que o valor a ser economizado será equivalente a R$ 300 mil/ano. A Sabesp realizará ainda ações para melhoria de abastecimento em edifícios e áreas públicas, como identificação de vazamentos, conserto e substituição de equipamentos, capacitação de agentes multiplicadores que aprenderão na prática a detectar possíveis problemas que podem aumentar o consumo de água.

O superintendente da Sabesp do Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno, explica que, com Ubatuba, o PURA agora ocorre em todas as cidades da região. "A implantação do programa na cidade vem ao encontro da missão da Sabesp de ser uma referência na prestação de serviços de saneamento sempre de forma sustentável em benefício da população. Trata-se de um programa maduro elaborado pela Sabesp há mais de 20 anos, que inclui os aspectos sanitário e ambiental, maximizando o uso de um bem tão precioso e garantindo a água para as futuras gerações", finalizou Bueno.