Satélite é aprovado para entrar em operação

02/07/2021
Todos os sistemas e funcionalidades do satélite Amazonia 1 foram verificados e tiveram seu desempenho aprovado.

O satélite brasileiro Missão Amazonia 1 foi aprovado para entrar em operação de rotina e distribuir para a sociedade imagens do Brasil e do mundo. O projeto é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI). 

Todos os sistemas e funcionalidades do satélite Amazonia 1 foram verificados e tiveram seu desempenho aprovado. O Centro de Controle do satélite, no INPE, unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, em São José dos Campos (SP), executou todas as operações das órbitas iniciais e da fase de comissionamento e está pronto para entrar em operação de rotina. O sistema de recepção, processamento e distribuição de imagens realizou todas as tarefas previstas para a câmera imageadora (que realiza o sensoriamento óptico da superfície da Terra) e os outros sistemas da carga útil e está pronto para a fase de utilização operacional do satélite.

O satélite Amazonia 1 é o primeiro de sensoriamento remoto baseado na Plataforma Multimissão – PMM, opera normalmente e teve sua funcionalidade validada em órbita. Todos os sistemas de solo, para controle do satélite e produção das imagens, também operam normalmente e estão aprovados para a fase de utilização.

O Amazonia 1 tem dois objetivos principais - a missão entra em sua fase operacional, cumprindo um dos objetivos da Missão Espacial Brasileira, estabelecida há 41 anos; e a validação em voo da PMM, atendendo um segundo objetivo de décadas, num esforço conjunto do INPE e da AEB. Com o aval para o satélite, mais missões poderão se beneficiar do Amazonia 1, com menores esforços e prazos de desenvolvimento e, portanto, com menor investimento.