Sea Shepherd Brasil já retirou toneladas de lixo

27/09/2021
Em 2021, a Sea Shepherd realizou 57 limpezas, que salvaram ao menos 264 animais e removeram quase 107 mil itens.

A Sea Shepherd Brasil comandou, dia 18 de setembro, limpezas em praias, fundo de mar, em regiões de rios das cinco regiões brasileiras. As ações fazem parte da campanha Ondas Limpas, que tem a função de mitigar os efeitos da poluição na vida marinha e conscientizar a população sobre seu impacto. Seguindo os protocolos de saúde recomendados em razão da pandemia da COVID-19, houve um número reduzido de voluntários previamente cadastrados e que mantiveram o distanciamento social. Em algumas localidades, aconteceu também limpeza subaquática. Na ilha de Fernando de Noronha, a ação contou com o projeto social Casa Neuronha, em São Sebastião, da Máfia do Mergulho e Mako Mergulho, enquanto no Rio de Janeiro contou com parceiros da Barra Va'a, em Paraty com Dive Paraty e em São Gabriel da Cachoeira (AM) com garis e catadores de materiais recicláveis.

As regiões atingidas pela limpeza foram mapeadas e cooperativas selecionadas a partir da parceira de logística reversa da Sea Shepherd e da Residuall, para receber o material recolhido. 

A campanha Ondas Limpas organiza mutirões de limpeza de praia e fundo de mar (via mergulho) para remover o lixo marinho de praias e rios, educar e conscientizar pessoas sobre consumo e descarte responsável. Apenas em 2021, a Sea Shepherd realizou 57 limpezas, que salvaram ao menos 264 animais e removeram quase 107 mil itens (que incluem 22 mil bitucas), totalizando mais de três toneladas de lixo.