EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SEAE desenvolve projeto em Embu das Artes

07/12/2020

Com apoio do Fundo Casa Socioambiental, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) desenvolveu o projeto “Olimpíada do Saneamento: jovem ativo na sua comunidade”, voltado à conscientização de alunos das escolas públicas de Embu das Artes (SP) sobre a importância do saneamento e promover maior envolvimento por meio da educação ambiental e proteção dos mananciais. As duas primeiras etapas do projeto foram ainda presenciais e incluíram mobilização social e a produção de material temático sobre o tema.

Nesta nova fase, totalmente online, alunos, professores e comunidade do SEAE tiveram como principais obstáculos as alterações no cronograma para se encaixar às aulas remotas, dificuldade no acesso ao material por falta de rede e equipamentos eletrônicos, além da situação de vulnerabilidade de alguns participantes, que criou mais um contratempo na rotina. “Contudo, a situação nos trouxe novos pontos de vista e um alcance maior, por incrível que pareça”, esclarece Inara Siqueira, educadora ambiental e bióloga.

Entre os pontos positivos na fase remota estão o incentivo dos alunos e professores por meio de premiações virtuais, acesso gratuito aos encontros virtuais, sem precisar gastar com transporte e disponibilização das aulas gravadas, o que facilita o aprendizado a qualquer momento. “Conseguimos alcançar profissionais e pessoas interessadas pelo curso Educação ambiental para o saneamento e a saúde, mas não somente de Embu das Artes e Taboão da Serra, como também de outras localidades de São Paulo”, informa Rodolfo Almeida, presidente da SEAE.

O projeto termina em 10 de dezembro de 2020, às 14 horas, com a realização da olimpíada do saneamento e apresentação dos resultados alcançados, que acontecerá em um evento online com junção das escolas participantes, uma competição e apresentação para a comunidade. A SEAE e participantes convidam a todos para assistirem à final de forma online. Maiores informações pelo site https://seaembu.org/projetos/em-andamento/projeto-olimpiada-do-saneamento-jovem-ativo-na-sua-comunidade.