UFSCAR

Segunda edição do ‘Cerrado à vista’

11/04/2021

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da Diretoria de Ensino de São Carlos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - campus de São Carlos) e Instituto Florestal de São Paulo ofertou 50 vagas, sendo 35 para professores da rede estadual de ensino, 10 para professores da rede municipal de São Carlos e cinco para professores do município de Itirapina participarem da segunda edição do curso de extensão "Cerrado à vista". 

O objetivo do curso gratuito e semipresencial é promover a conservação do Cerrado, sua fauna e flora e mostrar sua relação com a presença de aves migratórias. Os participantes receberão certificado pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo; a participação dos professores contará para sua progressão funcional. A formação acontece de 12 de abril a 16 de junho e tem carga horária de 40 horas, com aulas síncronas (ao vivo), pela plataforma Zoom, às quartas-feiras, das 19 às 21h30, além de atividades online assíncronas pela plataforma Google Classroom. Também serão realizadas atividades presenciais em grupos pequenos de professores (oito pessoas por grupo, ao ar livre, seguindo os procedimentos de segurança) nas estações Ecológica e Experimental de Itirapina. 

Entre os conteúdos do curso estão os biomas brasileiros com foco no Cerrado, sua flora, fauna, aves nativas e migratórias; o componente humano no Cerrado e os impactos que o degradam; e metodologias ativas de ensino por meio de três ferramentas que podem colaborar com o processo de ensino: a aprendizagem cooperativa, a contação de histórias e o teatro. A formação integra o projeto de extensão "Aves migratórias no Cerrado: comunicação e educação", coordenado pela professora Silvia Nassif Del Lama, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade. O projeto é gerenciado pela Fundação de Apoio Institucional (FAI.UFSCar) e financiado pela US Fish and Wildlife Service.

Além do curso, o projeto de extensão inclui a edição de dois livros infantis, já publicados pela Editora da Universidade (EdUFSCar): "Teca: a bicicleta com rodas nas nuvens", de Silvia Nassif Del Lama e Karl Makross, e "A jornada dos maçaricos", de Carolline Zatta Fieker e Matheus Gonçalves dos Reis. O projeto também engloba um programa na Rádio UFSCar - "Próxima parada: Cerrado".