Semana de atividades em Aripuanã

05/06/2021
A iniciativa pretende estimular a reflexão sobre o impacto do consumo de recursos naturais e do descarte de resíduos.

A Nexa realiza, entre 31 de maio e 7 de junho, uma série de ações para promover a conscientização ambiental junto a colaboradores próprios e prestadores de serviços em Aripuanã (MT). A mobilização faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa pretende estimular a reflexão sobre o impacto do consumo de recursos naturais e do descarte de resíduos, incentivando práticas sustentáveis na empresa e fora dela. A “Semana Meio Ambiente na Prática” abre espaço para que os profissionais busquem formas de promover o desenvolvimento sustentável.

Durante a semana ocorreram atividades de coleta seletiva nos canteiros das obras, capacitação de profissionais por meio de treinamento e palestra. No dia 2 de junho, os participantes tiveram a oportunidade de aprender como fazer uma hortaliça na sua casa. A programação teve caminhada ecológica, com passeio nas principais atrações turísticas do município. Todos os participantes precisaram respeitar as medidas de biossegurança para o controle da disseminação da COVID-19. Portanto, o distanciamento de 1,5m e o uso de máscara e álcool em gel foram obrigatórios.

As famílias dos colaboradores participaram uma atividade para estimular a reflexão e a criatividade. Foi proposto que as crianças criassem um desenho com o tema “Meio Ambiente: o futuro que eu quero”. Elas usaram a criatividade com materiais da natureza para compor a obra, como folhas secas, pedaços de galhos, materiais recicláveis, entre outros. Os colaboradores fotografaram a peça e enviaram para a área de Comunicação da empresa. Todas as obras enviadas formarão um grande painel que irá ambientar o escritório da Nexa.

Para a Analista de Meio Ambiente do Projeto Aripuanã, Rafaela Carvalho Louvison Ferrari, as atividades têm como proposta envolver e engajar os colaboradores sobre as questões ambientais. “Uma vez o conhecimento transmitido, forma-se uma rede de multiplicadores dos valores e da cultura da preocupação com o meio ambiente. Uma das formas de envolver os empregados nos diálogos é abordar temas que fazem parte da rotina profissional como os riscos críticos de meio ambiente, descarte de resíduos e análise de acidentes ambientais, além disso, reforçar os programas internos”, afirma. 

O desenvolvimento sustentável é um dos compromissos da Nexa, que aplica diversas ações em Aripuanã. Estas medidas visam o equilíbrio ecológico às gerações futuras. O monitoramento dos recursos hídricos é realizado desde 2018, com coletas e análises laboratoriais das águas superficiais e subterrâneas, em pontos internos e externos aos limites do Projeto Aripuanã. As análises são efetuadas trimestralmente. Outra iniciativa é o resgate da fauna que foi implantado desde o início da construção do empreendimento, em 2019. Trata-se do Programa de Acompanhamento de Supressão Vegetal e Eventual Resgate de Fauna, que já resgatou o total de 818 animais, sendo 387 répteis, 324 anfíbios, 99 mamíferos e oito aves.

Em Aripuanã, a Nexa instalou o viveiro de mudas como resultado das atividades de resgate de flora. Em 2020, a empresa distribuiu 100 mudas de árvores para seus funcionários, incentivando os colaboradores a preservação do meio ambiente. Além disso, promoveu o curso sobre plantio de mudas junto à comunidade local. A companhia realizou, em 2020, a capacitação ambiental para professores e gestores escolares. Cerca de 90 educadores participaram dos cursos de formação em Educação Ambiental. Em abril de 2021, as equipes do Programa de Educação Ambiental (PEA) deram início às Oficinas Participativas de Construção de Projetos de Sustentabilidade de Baixo Custo, juntamente com a comunidade escolar.