RESÍDUOS

Senalimp 2019 e Fórum Waste Brasil

08/11/2019
O Senalimp (Seminário Nacional de Limpeza Urbana) e o Fórum Waste Brasil e a feira Waste Expo Brasil acontecem entre os dias 12 e 14 de novembro, das 13h às 20h, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo – São Paulo (SP). A abertura oficial está marcada para 10h30 e terá a participação de representantes das principais entidades de classe do segmento e autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário. 
 
Os eventos têm como objetivo debater o futuro da limpeza pública e gestão de resíduos no Brasil. Os dois principais encontros técnicos do setor serão realizados em conjunto com a feira Waste Expo Brasil, que reúne fabricantes de equipamentos, produtos e serviços para a coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos (RSU’s).
 
Entre os participantes estão confirmadas as presenças de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, Carlos Martins, ex-secretário de estado do Meio Ambiente de Portugal (cargo equivalente no Brasil ao de ministro), que falará sobre o processo de erradicação dos lixões naquele país, que foi conduzido em apenas cinco anos, entre 1997 e 2002. Martins dará detalhes sobre as estratégias adotadas, as implicações de Portugal ser um estado-membro da União Europeia e o cenário atual naquela região.
 
Ex-ministros brasileiros do Meio Ambiente participarão, dia 12, de um painel para discutir o passado, o presente e o futuro da limpeza urbana e gestão de resíduos no Brasil. Estão confirmadas as presenças de Edson Duarte, Izabela Teixeira, José Goldenberg e José Sarney Filho. Durante os três dias serão realizadas mais de 20 apresentações técnicas sobre temas como logística reversa de eletroeletrônicos, coleta conteinerizada, tratamento de efluentes, produção de CDR (Combustível Derivado de Resíduo) e produção de energia por meio do biogás, entre outros. As inscrições podem ser feitas no site da ABLP – www.ablp.org.br – ou da Waste Expo - www.wasteexpo.com.br.