ENERGIA SOLAR

SGP Solar capta 100 milhões de euros

07/05/2015

A empresa brasileira SGP Solar captou 100 milhões de euros junto a um fundo francês e outro italiano para investir em novos projetos de energia solar no Brasil.

A empresa fechou também dois contratos de parceria com grupos internacionais para ampliar a capacidade de financiamento dos projetos desenvolvidos pela SGP Solar no Brasil, voltados a plantas geradoras com capacidade mínima de 1 MW, sem limite máximo de potência.

Os principais focos da Companhia são unidades industriais e comerciais, como shoppings, aeroportos, hospitais, estádios e supermercados, entre outros.

O modelo de contratos apresentado pela empresa é o chamado PPA – Power Purchase Agreement -, em que o cliente não precisa arcar com os custos de desenvolvimento do projeto e de instalação dos painéis solares. O cliente irá apenas ceder o espaço para que a planta seja implementada, além de se comprometer a comprar a energia que for gerada no local por prazo de 15 a 20 anos, a depender do contrato.

Os diretores da SGP Solar, Bernardo Scudiere e Werner Batista, ressaltam que, além de tornarem o consumo energético mais sustentável, as empresas que contratarem o projeto terão uma redução significativa no custo, já que a energia gerada pelos painéis solares é vendida por menos do que o valor cobrado pelas distribuidoras. “O risco é nosso e do investidor. O cliente só começa a pagar quando o projeto gerar energia, e somente pelo que for gerado de fato”, destaca Scudiere.