RESERVATÓRIOS

Site mostra volume de água do Cantareira

23/04/2015

Renato Coutinho e Roberto André Kraenkel, do Instituto de Física Teórica (IFT), e Paulo Prado (IBUSP) lançaram site com projeções para o volume de água no sistema de reservatórios Cantareira. O endereço é http://cantareira.github.io.
O site de projeção utiliza modelo matemático dado por uma equação diferencial estocástica que permite projeções de até 30 dias.

Os pesquisadores informam que a experiência em modelagem matemática em ecologia poderia ser útil para a compreensão da dinâmica de reservatórios. Usaram esse conhecimento para descrever as mudanças de volume de água no sistema Cantareira com um modelo matemático simples, que pode ser verificado por outros pesquisadores.

Os dados são atualizados diariamente e podem ser reproduzidos em um computador pessoal. "Esperamos que possam somar-se a outros instrumentos de gestão, como modelos mais complexos de médio prazo (por exemplo, o do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais)", informam. "Dessa forma mostramos que é possível contribuir para o debate público de forma fundamentada e transparente".

A página mantém links para os programas e dados utilizados, de forma a permitir sua apuração. Oferece também a possibilidade de utilização dos dados por grupos ou pessoas que queiram desenvolver outros projetos.