28/01/2021
HIDROGÊNIO VERDE

Solução inovadora em projeto offshore

A Siemens Gamesa e a Siemens Energy estão desenvolvendo uma solução inovadora com o objetivo de integrar totalmente um eletrolisador em uma turbina eólica offshore como um sistema sincronizado único para produzir diretamente hidrogênio verde. As companhias pretendem fornecer uma demonstração offshore em grande escala da solução entre 2025 e 2026 e o Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa anunciou que o desenvolvimento pode ser implementado como parte do concurso de ideias “República Alemã do Hidrogênio”.

“Com mais de 30 anos de experiência e liderança no setor de energia eólica offshore adicionada à expertise da Siemens Energy em eletrolisadores, agrupamos mentes brilhantes e tecnologias inovadoras para enfrentar a crise climática”, disse Andreas Nauen, CEO da Siemens Gamesa. Segundo o executivo, as turbinas eólicas desempenham um papel enorme na descarbonização do sistema de energia global, e o potencial do vento para produzir hidrogênio significa que a empresa pode fazer isso também em setores difíceis de reduzir a pegada de carbono. Já Christian Bruch, CEO da Siemens Energy, comenta que as duas empresas estão em posição excepcional para desenvolver a solução que irá vencer esse problema. “Somos a empresa que pode alavancar uma tecnologia de eletrolisador altamente flexível para criar e redefinir o futuro da produção sustentável de energia offshore. Com estes desenvolvimentos, o potencial de regiões com energia eólica offshore abundante se tornará acessível para a economia do hidrogênio”.

No período de cinco anos, a Siemens Gamesa planeja investir 80 milhões de euros e a Siemens Energy tem a meta de investir 40 milhões de euros no projeto. A Siemens Gamesa adaptará o desenvolvimento de sua turbina eólica offshore SG14-222 DD para integrar perfeitamente um sistema de eletrólise nas operações do equipamento. A Siemens Energy desenvolverá um novo produto de eletrólise não apenas para atender às necessidades do complexo ambiente marítimo offshore e estar em perfeito sincronismo com a turbina eólica, mas também para criar uma nova referência de comparação para o hidrogênio verde.

A solução de energia eólica de última geração, que visa gerar hidrogênio offshore totalmente integrado, produzirá hidrogênio verde usando um conjunto de eletrolisadores localizado na base da torre da turbina eólica offshore, abrindo caminho para a produção de hidrogênio offshore. O desenvolvimento do projeto pelas empresas servirá como um teste para tornar a produção de hidrogênio em larga escala e de forma econômica uma realidade e provar a viabilidade da implementação confiável e eficaz de turbinas eólicas em sistemas de produção de hidrogênio a partir de energia renovável. 

Os projetos fazem parte da iniciativa H2Mare, que possivelmente será apoiada pelo concurso de ideias do Ministério Federal de Educação e Pesquisa “República do Hidrogênio da Alemanha”. A iniciativa H2mare, sob a liderança do consórcio da Siemens Energy, é um projeto modular que consiste em vários subprojetos para os quais mais de 30 parceiros da indústria, institutos e academia estão contribuindo. A Siemens Energy e Siemens Gamesa irão contribuir para a iniciativa H2Mare com seus próprios desenvolvimentos em blocos modulares separados.

Veja também

24/02/2021
ENERGIA SOLAR | Win traz tecnologias para o Brasil
24/02/2021
GESTÃO DE CARBONO | BASF e Siemens Energy firmam parceria
19/02/2021
ARTIGO | O futuro da inovação da tecnológica em energia solar
08/02/2021
ENERGIA SOLAR | Minas Gerais tem a maior potência instalada
26/01/2021
VEÍCULOS ELÉTRICOS | Bateria promete carregar em cinco minutos
22/01/2021
ENERGIAS LIMPAS | Demanda pode favorecer produção mineral
22/01/2021
ENERGIA EÓLICA | Impactos do novo modelo de precificação
22/01/2021
ENERGIA | AES Brasil vai fornecer à Ferbasa
22/01/2021
ENERGIA SOLAR | Mais de 47 mil empregos em 2021
11/01/2021
ENERGIA EÓLICA | Acertada venda do complexo Mangue Seco
11/01/2021
ENERGIA SOLAR | Os benefícios da geração distribuída
11/01/2021
ENERGIA FOTOVOLTAICA | Itaipu implanta projeto-piloto no PR