Solução para substituição de areia de ETA’s

10/10/2022
O produto pode ser caracterizado como pequenos pedaços duros de esponja aberta, cheio de poros internos de diferentes tamanhos.

A Saint-Gobain Canalização acaba de lançar no mercado brasileiro o Filtralite, solução inovadora em argila expandida para substituir areia ou areia e antracito em filtros convencionais utilizados em estações de tratamento de água em empresas de saneamento, indústrias, papeleiras e mineradoras. Entre os benefícios da nova tecnologia estão a redução do consumo de energia, o aumento da capacidade de vazão de cada filtro sem necessidade de construção de novos filtros e a entrega de água potável de melhor qualidade.

O Filtralite apresenta benefícios também relacionados à pegada de carbono, pois o produto reduz a quantidade de água utilizada na retrolavagem e limpeza dos filtros, diminuindo, consequentemente, o gasto de energia no processo de operação dos filtros. Em novos filtros, a redução é de 50%. O produto já está em 20 países e em mais de 150 projetos de sucesso.

O Filtralite pode ser caracterizado como pequenos pedaços duros de esponja aberta, cheio de poros internos de diferentes tamanhos. A água passa através do próprio corpo de partículas, facilitando o processo de filtragem. Devido à estrutura porosa, o Filtralite é um meio de filtragem mais aberto, com espaço extragrande para armazenar partículas. O processo de fabricação atinge 1.200°C e chega a dobrar a vida útil em relação ao que se espera para areia, que é em torno de dez anos. Além disso, a estrutura porosa do Filtralite gera uma segunda dimensão de filtração, capaz de aumentar em 50% o volume de água filtrada, além de reduzir em três vezes a necessidade de retrolavagem, economizando assim até 75% em energia elétrica, tempo não produtivo e em 60% a perda de água.