PRÊMIO

SP pode ganhar "The Earthshot Prize"

11/04/2021

O trabalho do Comitê de Apoio à Gestão Ambiental, do Governo do Estado de São Paulo, foi indicado para concorrer ao "The Earthshot Prize", uma premiação de incentivo à transformação e restauração do mundo nos próximos dez anos. O comitê paulista foi indicado pelo ICLEI América do Sul, que faz parte da equipe de avaliação da edição 2020. 

A iniciativa global do prêmio tem como foco cinco objetivos para o planeta cumprir até 2030 e, desta forma, preservar os recursos naturais para as gerações futuras: Proteger e restaurar a natureza, melhorar a qualidade do ar, revitalizar os oceanos, construir um mundo sem resíduos e mitigar as mudanças climáticas. 

Concedido pela The Royal Foundation of the Duke and Duchess of Cambridge, o prêmio selecionará cinco vencedores e cada um receberá um milhão de libras a serem aplicadas em projetos ambientais e de conservação. "A indicação do nosso comitê reconhece a importância dada pelo governo do estado de São Paulo ao enfrentamento dos desafios ambientais. Desde o início da gestão nós convidamos especialistas da sociedade civil para colaborarem com a elaboração de políticas públicas voltadas ao meio ambiente por acreditarmos que temas tão complexos como este requerem a troca de conhecimento e experiências em todos os campos sociais", afirma o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido. 

O ICLEI disse que a indicação do grupo ambiental paulista se deu pela experiência do Comitê, que pode contribuir significativamente para as ações do Earthshot Prize, na criação de políticas públicas e inspirando, inclusive, lideranças governamentais a adotarem iniciativas semelhantes. A cada ano, entre 2021 e 2030, a cerimônia de premiação será em uma cidade diferente do mundo. Os vencedores da edição de 2020 serão anunciados em Londres, na Inglaterra, no segundo semestre deste ano.