22/01/2021
ECONOMIA CIRCULAR

Tampinha Legal já destinou mais de R$ 1 milhão

O programa socioambiental Tampinha Legal já ultrapassou a marca de R$ 1 milhão destinados às entidades assistenciais participantes. Até o momento foram recolhidas mais de 570 toneladas de tampas plásticas em mais de 2.800 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. Segundo a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, este é um momento histórico. “Os expressivos números são o resultado das ações modificadoras de comportamento de massa que propomos. O Tampinha Legal é a economia circular na prática. É a atitude de todos que faz a diferença no aumento de qualidade de vida”, afirma. 

O programa existe há mais de quatro anos e tem caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Ele está presente em diferentes ambientes sociais, como comércio, órgãos públicos, escolas e empresas e beneficia mais de 300 entidades assistenciais do terceiro setor. “Os números mostram que as pessoas estão assumindo a própria responsabilidade enquanto cidadãos e compreendendo que plástico é matéria-prima nobre (vale dinheiro) e que precisa retornar para a indústria para a produção de novos artefatos. O terceiro setor desenvolve um trabalho social fundamental. A educação e a orientação fazem a diferença”, diz Simara.

Entre as entidades participantes do programa Tampinha legal estão as Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, etc. Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custeiam tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.

Recentemente foi lançado o Copinho Legal, que segue o mesmo modelo do Tampinha Legal e destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. Em Porto Alegre (RS), o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook.

Veja também

10/05/2021
MEIO AMBIENTE | Parceria recicla 23,8 toneladas de vidro
04/05/2021
EMBALAGENS DE TINTAS | Empresas estimulam descarte correto
04/05/2021
REMANUFATURADOS | Indústria Fox investe em e-commerce
19/04/2021
LATAS DE ALUMÍNIO | Índice de reciclagem chega a 97,4%
11/04/2021
RESÍDUOS | Matéria-prima para cimenteiras
29/03/2021
ISOPOR | Florianópolis ampliará reciclagem
15/03/2021
COLETA SELETIVA | Cartilha da UFSCar orienta catadores
03/03/2021
PLÁSTICOS | Projeto proíbe não recicláveis
24/02/2021
LIXO NOS MARES | Programa Pellet Zero é destaque no Brasil
19/02/2021
PLÁSTICO | Resíduos são transformados em embalagens
19/02/2021
ECONOMIA CIRCULAR | BVRio e Iniciativa 3R buscam plástico zero
08/02/2021
COLETA DOMÉSTICA | Descarte correto de micropoluentes