BIOMETANO

Ternium vai usar gás de aterro

19/07/2019
A siderúrgica Ternium Brasil irá utilizar gás de origem renovável do aterro sanitário de Seropédica (RJ) que substituirá em mais de 30% de gás natural fóssil. O aterro de Seropédica irá fornecer até 72 mil Nm³ diários de biometano. O biometano será para uso térmico no processo de produção de aço, injetado na tubulação de gás de baixa pressão do complexo industrial, atendendo às áreas do alto forno, aciaria, coqueria e de sinterização. 
 
A medida irá reduzir as emissões de gases do efeito estufa no Rio de Janeiro, já que o aterro deixará de queimar os gases para gerar combustível renovável. "Com essa operação nós vamos passar a usar gás de energia renovável para produzir aço, com um projeto inovador que utiliza o gás gerado pelo lixo do aterro sanitário. É o tipo de serviço em que todos ganham: as empresas, a sociedade e o meio ambiente", destaca Pedro Teixeira, VP Jurídico e RI da siderúrgica. 
 
O aterro de Seropédica atende a cerca de 10 milhões de pessoas e recebe por dia 10 mil toneladas de lixo do Rio de Janeiro, Seropédica e Itaguaí. O biogás, proveniente da degradação da matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos, é purificado na usina construída no local por meio da remoção completa de CO2, retirada de enxofre e outros contaminantes, e redução de nitrogênio. O biometano é o biocombustível gasoso obtido a partir desse processo e pode ser aproveitado como combustível veicular ou para geração de calor – que é o caso da Ternium.